Gasolina e etanol poderão ser vendidos por delivery

Nova resolução da ANP permite a entrega do combustível fora dos postos

Gasolina e etanol poderão ser vendidos por delivery

Um novo pacote de medidas, aprovado pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustível (ANP) altera regras de funcionamento para postos e combustíveis em todo o país.

A resolução prevê que a gasolina C e o etanol hidratado possam ser vendidos em formato de delivery, ou seja, o consumidor terá acesso ao produto mesmo estando longe dos postos.

Para aderir à venda, o posto deverá estar de acordo com o PMQC (Programa de Monitoramento da Qualidade) da ANP. Também se limitará ao município onde se encontra o revendedor varejista autorizado pela ANP. A Agência foi questionada sobre a segurança da medida e respondeu que “toda a entrega será acompanhada em tempo real e georreferenciada” e que os postos já possuem estrutura para enfrentar emergências.

LEITURA DOS PREÇOS

Outra medida é a mudança na forma como os preços são apresentados ao consumidor. Atualmente, o preço mostrado na bomba tem três casas decimais. Com a nova regra, serão apenas duas casas decimais, para facilitar a compreensão.

A resolução ainda não entrou em vigor e precisa ser publicada no Diário Oficial da União. Depois disso, os postos têm um prazo de 180 dias para promover a alteração da visualização dos preços de combustíveis.

As novas medidas começaram a ser discutidas pela diretoria da ANP depois da greve de caminhoneiros, em 2018. Este ano, a agência informou que realizou consultas públicas para debater o tema.