Alice no país das maravilhas será destaque no Festival do Núcleo de Arte e Dança este fim de semana

Alice no país das maravilhas será destaque no Festival do Núcleo de Arte e Dança este fim de semana
Reprodução/Núcleo de Arte e Dança

Alice no país das maravilhas é o espetáculo do tradicional Festival da Escola Núcleo de Arte e Dança em cartaz neste fim de semana (sábado, 21, e domingo, 22), às 19h, no Espaço Fernando Sabino, no Centro de Vivência da UFV (Universidade Federal de Viçosa).

Os ingressos, a preço de R$ 18, encontram-se à venda no Núcleo e com os bailarinos. Nesta sexta-feira (20) no mesmo horário e local, com o objetivo de garantir o acesso a essa experiência única a estudantes de escolas públicas e instituições sociais e socioculturais, acontece a pré-estreia gratuita, destinada a esse público.

O trabalho, que tem direção geral e artística de Patrícia Lima e Lidiane Jacinto, está sendo preparado desde agosto por alunos e professores do Núcleo, do Centro Experimental de Artes - PMV e do projeto Passos para um Futuro.

Além dos artistas da dança, o Festival envolve outros profissionais da cidade como o figurinista Marco Antônio Botelho e as costureiras que dão vida aos seus desenhos, aderecistas que fazem os elementos de caracterização dos personagens, o cenógrafo Jarbas Nogueira, que constrói o ambiente de fantasia em que o espetáculo acontece, entre outros.

Remontagem

Esta será a terceira vez que o Núcleo usa a dança para representar a obra Alice no país das maravilhas. A primeira vez foi em 1984, depois em 1999. Lidiane Jacinto afirma que a remontagem foi um processo extremamente gratificante e potente para o desenvolvimento artístico de todos os alunos e professores: “Assim como Alice tem um jeito peculiar de enxergar o mundo e de se fazer pertencer a ele, nós artistas e profissionais do Núcleo também temos e preparamos um espetáculo com muito comprometimento, amor e arte para que o público tenha a oportunidade de redescobrir um clássico através da nossa dança”.

Patrícia Lima destaca que em mais um ano superando desafios, o Núcleo presenteia Viçosa com um final de ano mágico para todas as famílias: “Esta nova montagem de Alice traz consigo muitas vitórias e desafios vencidos o que muito comemoramos. Um novo olhar para esta história, desta vez da diretora Lidiane Jacinto, leva o espetáculo de uma maneira inédita para esse mundo maravilhoso e mágico de Alice, onde a ordem é diversão e alegria. Está sendo instigante perceber como essa história pode nos levar a lugares inimagináveis com o sentimento de quando éramos crianças”, comentou.

O 43° Festival do Núcleo acontece por meio da Lei Rouanet com patrocínio da Eletrobras. Apoio de Cori- -MG, Haskell, Amantino Supermercado, e Metal Sider. Apoio cultural de Folha da Mata e Secretaria de Cultura-PMV. Promoção de PEC-DAC-UFV. Uma realização do Núcleo de Arte e Dança, Instituto ASAS e Ministério da Cultura - Governo Federal União e Reconstrução.