Falta de pagamento atrasa obra do Ambulatório Médico da UFV na cidade
Oito meses após o início das obras do ambulatório médico do curso de medicina UFV, que está sendo construído em área próxima ao Colégio de Viçosa, uma obra de grande significado para a cidade, principalmente para a população de menor pode aquisitivo que demanda assistência do SUS (Sistema Único de Saúde), a redação do Folha da Mata procurou os responsáveis pela obra para saber como está o desenvolvimento da construção.
De acordo com a construtora Andrade Rodrigues Engenharia - A3, responsável pelo serviço, a obra está em fase estrutural, ou seja, 100% da fundação está pronta, 60% da estrutura e 15% da parte de alvenaria já estão concluídos. Segundo o responsável pela empresa, engenheiro civil Arnaldo Andrade, a construção poderia estar num estágio mais avançado, no entanto o atraso no pagamento por parte do Ministério da Saúde está levando a empresa a apenas dar solução de continuidade aos serviços, o que vem gerando atrasos no cumprimento do cronograma da obra devido a necessidade de adequação dos gastos com pessoal e materiais.
A obra, orçada em 2,5 milhões de reais, foi contratada por licitação realizada pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa. Do total da verba empenhada, cabe ao Ministério da Saúde o custeio de R$ 2 milhões, ficando a UFV responsável por uma compartida de R$ 500 mil. Segundo Arnaldo, a UFV está com o pagamento em dia, ao passo que o Ministério da Saúde ainda não efetuou o pagamento de nenhuma etapa por contrato da obra.
Com isso a obra, com duração prevista de 14 meses, pode ter sua data de entrega alterada, uma vez que o desenvolvimento da edificação depende do pagamento do valor licitado e contratado.
O Ambulatório médico destina-se à implantação de atendimento de pronto socorro médico à comunidade em geral por estagiários do curso de medicina da UFV. No projeto, o edifício tem cinco andares, sendo o primeiro garagem e os demais, consultórios médicos de especialidades diversas.
A nova unidade vai abrigar as atividades de ensino e assistência em nível ambulatorial, sob a coordenação do Departamento de Medicina e Enfermagem, para atendimento da população. A Unidade será vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e as atividades serão conduzidas e organizadas por docentes e estudantes da Universidade. A iniciativa tem um caráter inovador na cidade, pois, articula a saúde com a educação, desenvolvendo ações de assistência e, ao mesmo tempo, formando recursos humanos para o SUS.
Comentários (0)
Comentários do Facebook