Ex-aluna do Coluni conquista prêmio nacional de progresso científico
Milena Xavier Martins também foi finalista do "Nobel Estudantil" e entrou na lista de jovens prodígios do Brasil

A ex-aluna do Coluni (Colégio de Aplicação da UFV) e finalista do "Nobel Estudantil", Milena Xavier Martins, receberá, nesta terça-feira (11), o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC). A premiação ocorre na mesma data em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A cerimônia será realizada no Salão Nobre do Centro MariAntonia da Universidade de São Paulo (USP), a partir das 14h, e terá transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no Youtube.
A conquista de Milena, obtida na Categoria Ensino Médio: Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, se deu através da premiação pelo trabalho “Autinosis: Inteligência Artificial na Triagem do Diagnóstico de Autismo”. Ao longo da pesquisa, foi desenvolvido um programa, por meio de Inteligência Artificial, para auxiliar no diagnóstico de pessoas do espectro autista, reduzindo as disparidades e tornando a triagem mais acessível.
Natural de Juiz de Fora, a jovem começou a se engajar com essas competições aos 14 anos e não parou mais. Foram 65 competições e mais de 38 prêmios, sendo sua conquista mais importante a participação inédita na IOAI (Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial). Millena foi a primeira brasileira convocada na história.
Em 2024, a ex-aluna do Coluni foi uma das 50 finalistas do Global Student Prize, conhecido como o "Nobel Estudantil". A premiação, no valor de 100 mil dólares, é concedida ao estudante que mais impactou positivamente a aprendizagem, a vida de seus colegas e a sociedade como um todo.
O mesmo trabalho, agora vencedor do Prêmio SBPC, também conquistou medalha na terceira maior feira de ciências do mundo, a ICYS (Conferência Internacional de Jovens Cientistas), que ocorreu neste ano, na Turquia. Além disso, Milena entrou na lista da Forbes como uma das mais jovens prodígios do Brasil na categoria Ciência e Educação.
Prêmio SBPC
Criado em 2019, o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente, Carolina Martuscelli Bori. A premiação tem como objetivo reconhecer jovens talentosas cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir com o futuro da ciência no país.
Comentários (0)
Comentários do Facebook