Estudantes do Coluni são premiados em olimpíadas de química

Alunos receberam medalhas na Olimpíada Brasileira de Química e na Olimpíada Mineira de Química

Estudantes do Coluni são premiados em olimpíadas de química

Estudantes do Colégio de Aplicação CAp-Coluni da Universidade Federal de Viçosa (UFV) estão entre os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e da Olimpíada Mineira de Química (OMQ), cujos resultados finais foram divulgados na última semana. Na OBQ, o Coluni conquistou cinco medalhas e quatro menções honrosas. Na Olimpíada Mineira, foram 10 medalhas.

Na modalidade A da OBQ, da qual participam alunos do 1º e 2º anos do ensino médio, Vinícius Duque Silame Reis Mazzini obteve medalha de prata e Mário Henrique Costa de Almeida Slaibi, Samille Leão Malta, Pedro Perry Resende e João Lucas Melo Batista, medalha de bronze. Davi Bareli de Moraes e Sofia Santos Fernandes receberam menção honrosa. Todos são estudantes do segundo ano. Na modalidade B, disputada por estudantes do 3º ano do ensino médio, também receberam menção honrosa Israel Teixeira de Oliveira e Júlia Domingos Paes Sant'Anna.

Olimpíada Mineira de Química
Na OMQ, as modalidades também envolvem estudantes do ensino médio, mas apenas do primeiro (A) e do segundo ano (B). Na Olimpíada de 2023, conquistaram medalha de prata, na modalidade A, os alunos Bernardo Henriques Sousa, Caroline Abranches Mendes, Davi Souza Oliveira, Gabriel de Paula Oliveira e Lucas Fidélis Agrela. Na modalidade B, o CAp-Coluni obteve cinco medalhas, duas delas de ouro conquistadas pelos estudantes Daniel Simões Dutra Antônio e Érica Lopes Batista. As duas de prata foram para Larissa Fiorio Baldotto e Webster Samuel Soares Rodrigues e uma de bronze para Humberto Almeida Estevam.

Tanto a OBQ quanto a OMQ estão inseridas no Programa Nacional Olimpíadas de Química, coordenado pela Associação Brasileira de Química, atualmente dirigida por um ex-aluno da UFV. No CAp-Coluni, as duas olimpíadas têm como responsável a professora de Química Deise Morone Perígolo, para quem, as competições olímpicas são de extrema importância pelo fato de estimularem o interesse e a compreensão de conteúdos, além de funcionarem como ferramentas para promover um aprendizado significativo. A professora considera que a participação dos estudantes nas olimpíadas Brasileira e Mineira de Química tem diversos objetivos, incluindo o estímulo ao ensino, estudo e pesquisa no campo da Química. “Um dos propósitos fundamentais é identificar jovens talentosos e habilidosos para estudos e pesquisas nessa ciência. O Coluni, mais uma vez, se destaca com resultados nessas olimpíadas”.

 

Fonte: UFV