Estudantes da UFV viajam aos EUA após ganhar prêmio em evento internacional

Alunos desenvolveram um aplicativo voltado para crianças com Transtornos de Espectro Autista que sofrem de alexitimia

Estudantes da UFV viajam aos EUA após ganhar prêmio em evento internacional
Reprodução/UFV

Os estudantes Juan Pablo Andrade Avelar (Ciência da Computação), Anna Luisa Ferreira Costa (Física) e Leonardo Araujo Resende Aguiar (Ciência da Computação), da UFV-Florestal, acabaram de voltar de uma viagem ao Vale do Silício, em São Francisco, no estado da Califórnia (EUA).

A viagem foi um dos prêmios recebidos pela equipe que venceu a categoria Saúde da 12ª edição do Campus Mobile. Trata-se de um concurso de ideias e soluções para mobile, realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do beOn, Hub de Inovação da Claro.

O prêmio foi concedido devido ao projeto FaceLita, um aplicativo voltado para crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) que sofrem de alexitimia, ou seja, que têm dificuldade em identificar ou expressar emoções e/ou sensações.

Em formato de game, o aplicativo foi idealizado para ser um instrumento de apoio aos pais e profissionais de saúde na condução do tratamento dessas crianças que, enquanto jogam e interagem com histórias, vão aprendendo a manifestar suas emoções e associá-las a expressões faciais.

O aplicativo premiado, que já despertou o interesse de escolas, terapeutas e psicólogos, é uma realização para a equipe, segundo conta Anna Luisa Costa. “O FaceLita abre novas perspectivas de comunicação e desenvolvimento para as crianças autistas. Ver os resultados positivos tanto para elas quanto para os profissionais e pais é extremamente gratificante. Esse é um caminho que desejamos continuar aprimorando e expandindo a solução, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida através da tecnologia”.

 

Fonte: UFV