Aluna do Coluni que tirou mil na redação do Enem passa em medicina
Em 2021, Samille deixou a casa dos pais aos 16 para estudar em Viçosa. Além do Coluni, ela fez um cursinho de redação

Uma dos 12 estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem, Samile Malta, de 19 anos, foi aprovada em medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (27), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Segundo Samile, a medicina era a profissão que sonhava desde criança.
"Sempre foi meu sonho, então não consigo nem explicar a sensação. Hoje vejo que valeu a pena todo o meu esforço", disse animada.
Com início em março, as aulas na UFMG reunirão 160 alunos da nova turma de medicina, onde Samile e outros 159 passarão os próximos seis anos se dedicando à vida acadêmica. Agora, o próximo passo é encontrar um apartamento na capital mineira e organizar a mudança.
"Eu e minha família estamos muito felizes e realizados com esta conquista dela. Acompanhamos de perto todo o esforço, dedicação e renúncias. Ela é muito esforçada e focada no que quer. Sempre sonhou com a medicina, desde pequena. Essa aprovação é a recompensa de todo empenho dela", destacou emocionada a mãe de Samile.
Nascida em Brockton, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, ela se mudou para Virginópolis, região do Vale do Rio Doce, aos 7 anos, com o pai e a mãe brasileiros.
Em 2021, Samille deixou a casa dos pais aos 16 anos para estudar em Viçosa. Além do Coluni, ela fez um cursinho de redação. “Devo ter feito umas 40 redações ao longo do ano”, revelou a estudante, que também conquistou boas notas nas demais áreas do Enem. Samile Malta é a única aluna da rede pública a alcançar a nota mil na redação.
Neste ano, o tema na aplicação regular foi “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A proficiência média da redação, que considera média das notas de todos os candidatos, foi de 660 pontos, 15 pontos a mais do que na edição de 2023.
Fonte: G1 Zona da Mata
Comentários (0)
Comentários do Facebook