Escolhidos os estudantes da UFV que irão à Amazônia pelo Projeto Rondon

Escolhidos os estudantes da UFV que irão à Amazônia pelo Projeto Rondon
Divulgação/Guilherme Martin

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) divulgou, na última sexta-feira (18), a lista dos estudantes escolhidos para representar a instituição durante o Projeto Rondon, iniciativa interministerial que levará voluntários à Amazônia no mês de julho. Conforme o edital de abertura e o resultado, 12 alunos foram selecionados, sendo que, destes, 8 possuem cadeira cativa para a viagem e quatro compõem o cadastro reserva. Já outros 12 candidatos formam a lista de espera. 

De acordo com o cronograma, os aprovados agora têm de enviar as documentações específicas solicitadas pelo Núcleo de Apoio a Programas e Projetos (Nape), responsável pela seletiva na UFV, até o dia 28 de abril. 

Em entrevista exclusiva ao Folha da Mata, o coordenador do grupo e professor da instituição, Guilherme Martin, confirmou que o conjunto da UFV realizará atividades de extensão e capacitação na cidade de Tabatinga. No início de abril, Guilherme viajou à região e se reuniu com diversas autoridades e lideranças do município para mapear as demandas existentes. 

“As conversas foram muito proveitosas. Houve bastante demanda na área dos direitos humanos, especialmente no combate à violência contra a mulher, demandas relacionadas à saúde, nas áreas de agricultura familiar, produção e trabalho, de maneira a estimular a geração de renda junto à comunidade local.”, ressalta o coordenador.

Agora, com a escolha dos rondonistas, os próximos passos serão a realização de capacitações para os estudantes de graduação, análises das demandas captadas pelo professor e a elaboração das oficinas a serem aplicadas em Tabatinga. A viagem está marcada para os dias 09 a 27 de julho.