Encontro discutiu a Alimentação Escolar

Encontro discutiu a Alimentação Escolar

O I Encontro para Promoção da Alimentação Adequada nas Escolas Particulares do Município de Viçosa aconteceu na quinta-feira última, dia 26, iniciativa do vereador Idelmino Ronivon da Silva (PCdoB). Participaram do evento os vereadores Maria Heloísa Gomes dos Santos, Geraldo Deusdedit Cardoso (PSDC) e Marcos Nunes Coelho Júnior (PT).
Na promoção do evento, Idelmino contou com a parceria da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da UFV e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Na mesa diretiva dos trabalhos junto com Idelmino, que presidiu o encontro, foi convidada a Presidente da Comissão do CAE, Elizete Moraes Braga, a coordenadora do Programa Pró-celíacos, Ana Vládia Bandeira Moreira, a chefe do Departamento de Nutrição da UFV, Maria do Carmo Fontes de Oliveira, e a coordenadora do Programa Pró-celíacos III, Renata Lopes Siqueira.
Esse assunto é discutido de forma recorrente pelo vereador Idelmino Ronivon, que inclusive reivindicou um profissional de Nutrição vinculado à Secretaria de Educação, conforme legislação federal. “Este profissional é fundamental para garantir a alimentação adequada e equilibrada nas escolas. Mas isso é importante tanto na rede pública quanto na rede privada”, disse o Vereador. Para ele, este espaço é fundamental para discutir a regulamentação do fornecimento de alimentação específica também em escolas particulares, buscando “debater a forma com que essa regulamentação pode acontecer e pensar em uma legislação para atender as crianças e adolescentes com necessidades específicas, como os celíacos, intolerantes a lactose e diabéticos”.
Durante o encontro foi exibido parte do documentário Muito Além do Pesado, e foram ministradas palestras por todas as professoras participantes da mesa diretiva com temáticas relacionadas ao assunto do Encontro.
Foram convidados para participar os representantes de todas as escolas particulares de Viçosa. Após explanação das integrantes da mesa, o debate foi aberto para participação do público. Algumas manifestações por parte das escolas reforçaram a importância de melhoria da alimentação ainda nos lares, destacando que muitas vezes há um desinteresse dos alunos em produtos como saladas de frutas e sanduíches naturais. No entanto as manifestações se mostram positivas a inclusão de alimentação específica nas escolas.
Como encaminhamento do Encontro, ficou definido que o principal passo é a conscientização dos estudantes, dentro das disciplinas relacionadas com o tema, e dos pais e responsáveis, para que seja compreendida a importância de uma alimentação saudável e respeitando as necessidades de cada um. “Estamos buscando criar uma lei com base no diálogo entre as partes envolvidas, para que seja uma lei exequível e que tenha bons resultados. O trabalho de conscientização será iniciado e depois vamos propor uma legislação”, concluiu Idelmino.