Emater prorroga inscrições do concurso de Cachaças Mineiras 2025
Produtores de cachaça e aguardente de cana ganham mais tempo para participar da premiação organizada pela Emater-MG
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) prorrogou até o dia 8 de agosto as inscrições para o 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras 2025.
O público-alvo do concurso é produtores e engarrafadores registrados no Ministério da Agricultura e que possuem estabelecimentos em Minas Gerais. Para participar, o produtor precisa preencher o formulário disponível neste link e procurar o escritório da Emater-MG mais próximo para efetivar a inscrição, gratuitamente. Em Viçosa, o escritório da Emater-MG fica localizado na Vila Gianetti, 44 - bairro Santo Antônio.
Após a inscrição, o prazo de envio das amostras concorrentes para o escritório da empresa, em Belo Horizonte, termina no dia 15 de agosto. O anúncio dos vencedores e a premiação acontecem em novembro.
MELHORES DE MINAS GERAIS
Na primeira edição do concurso, duas cachaças de alta qualidade produzidas na cidade de Piranga fizeram parte do grupo pequeno de vencedores.
As cachaças chamadas “Velho Parol” e “Risadinha Preta” receberam as medalhas de prata e bronze, respectivamente, e se consolidaram entre as melhores cachaças do estado de Minas Gerais.
Ambas as bebidas são produzidas pelo Alambique Risadinha, destilaria com 77 anos de história. De acordo com Ana Carolina Lana, uma das responsáveis pelo alambique, a produção de cachaça foi repassada de geração por geração, com o seu bisavô, Cristóvam Firmino de Lana, que, em 1948, iniciou o comércio, “fazendo com que a cachaça fosse reconhecida em toda a região”.



Comentários (0)
Comentários do Facebook