Duda Sampaio, de Jequeri, é prata em Paris

A atleta esteve no time titular que disputou o ouro contra os Estados Unidos

Duda Sampaio, de Jequeri, é prata em Paris
Reprodução/Redes Sociais/Duda Sampaio

No último sábado (10), a Seleção Brasileira conquistou a medalha de prata no futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris, após ser superada pelos Estados Unidos. Entre as medalhistas brasileiras, destacou-se Duda Sampaio, atleta do Corinthians, natural de Jequeri, na região de Ponte Nova.

No primeiro tempo, o Brasil teve boas chances, mas não conseguiu marcar. Ludmila teve um gol anulado e um pênalti pedido por Adriana foi negado. A seleção teve dificuldade em manter a posse de bola e viu a goleira norte-americana, Naeher, fazer boas defesas.

No segundo tempo, os erros brasileiros foram punidos com um gol dos EUA, marcado por Swanson. Marta entrou para tentar mudar o jogo, mas a seleção não conseguiu criar chances eficazes. A melhor oportunidade brasileira veio nos acréscimos, mas Naeher fez uma defesa crucial. Os EUA confirmaram o ouro e Marta encerrou sua carreira olímpica com três medalhas de prata e como a segunda maior artilheira da competição.

Trajetória de Duda Sampaio

Maria Eduarda Ferreira Sampaio, conhecida como Duda Sampaio, nasceu em Jequeri em maio de 2001. Durante a infância, ela jogou por times amadores masculinos de sua cidade, se destacando com gols e títulos.

Com 17 anos, Duda passou em uma peneira do América-MG e se mudou para Belo Horizonte para iniciar sua trajetória no futebol profissional. No Coelho, ela conquistou dois Campeonatos Mineiros, em 2017 e 2018. No ano seguinte, a meio-campista foi contratada pelo Cruzeiro, onde ganhou o estadual e conquistou o acesso para o Brasileiro Feminino A-1 em 2020, com o vice-campeonato no torneio.

Depois de três temporadas com o Cruzeiro, Duda se transferiu para o Internacional, onde fez 21 jogos, marcando quatro gols e dando 11 assistências. Em 2023, Duda foi contratada pelo Corinthians, uma das principais equipes de futebol feminino do continente. Pelo Timão, a meio-campista conquistou a Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Campeonato Paulista.

A primeira convocação de Duda para a seleção feminina principal ocorreu em 2020, quando ela tinha 19 anos e atuava ainda no Cruzeiro. No entanto, a história dela com a Amarelinha começou antes, pois ela teve passagem pela seleção sub-17 e pela sub-20, onde era a camisa 10. Em 2022, a meio-campista ganhou o seu primeiro título com a equipe principal do Brasil, a Copa América. 

Em 2023, Duda fez parte da delegação brasileira na Copa do Mundo Feminina, realizada na Austrália e Nova Zelândia. 

 

Fontes: CBF, Meu Timão e O Gol