Deputado quer mudar o nome do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Criado em 1996, o parque possui 15 mil hectares de área e é uma das mais importantes reservas naturais de Minas Gerais

Deputado quer mudar o nome do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Whelton Pimentel de Freitas, conhecido como Leleco Pimentel (PT), pretende alterar o nome do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro para Parque Estadual da Serra dos Puri. O PL tramita desde o dia 8 de agosto deste ano e, atualmente, está sendo analisado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).

De acordo com a justificativa do PL, o território que compreende o Parque Estadual é fortemente marcado pela presença do povo indígena “Puri”. Ainda segundo o documento, a primeira denominação conhecida da serra, que passou a corresponder ao Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, foi “Serra dos Arrepiados, o que, na leitura do povo Puri, é uma forma pejorativa sob a qual foram tratados os seus antepassados, considerando o ‘corte de cabelo’ que lhes era peculiar”, explica.

Além disso, segundo o deputado autor do projeto, alguns estudiosos destacam o protagonismo do povo Puri quanto à relação de conservação de plantas e costumes antigos, que está associada à preservação de toda a biodiversidade regional e que propiciou a proteção da área em que o Parque está localizado. 

“Reconhecer o protagonismo do povo Puri, bem como de outros tantos povos tradicionais aos quais devemos em boa medida os costumes que nos caracteriza, é condição para que possamos alçar um novo patamar em um contexto de atenção e cuidados com a nossa ‘Casa Comum’, visto que a verdadeira educação ambiental é aquela que resgata os valores dos povos que mantiveram o patrimônio natural brasileiro protegido”, enfatiza na justificativa do PL.

O PARQUE 

A área do parque é uma das mais importantes reservas naturais de Minas Gerais, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira, entre os vales do Carangola, Glória e Rio Doce. O parque abrange os municípios de Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Pedra Bonita e Sericita

O Parque abriga vários picos: o do Soares (1.985 metros de altitude), o Campestre (1.908 m), o do Grama (1.899 m) e o do Boné (1.870 m). 

A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Doce e a do Paraíba do Sul.

Caracterizado pela Floresta Atlântica de Encosta e por Campos de Altitude, o Parque possui importância vital na preservação destes dois biomas. A Serra é considerada um paraíso botânico, por abrigar espécies raras e ainda não catalogadas pela ciência.