Departamento de Solos da UFV inaugura novo Laboratório de Matéria Orgânica e Resíduos

Novo espaço está localizado na casa 50 da Vila Giannetti, onde era a Casa de Hóspedes

Departamento de Solos da UFV inaugura novo Laboratório de Matéria Orgânica e Resíduos

O Departamento de Solos (DPS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) inaugurou, na terça-feira (5), a nova sede do Laboratório de Matéria Orgânica e Resíduos (LabMo). O espaço, localizado na casa 50 da Vila Giannetti, conta com oito salas para funcionamento de laboratórios, pesquisas, reuniões, aulas para graduação e pós-graduação, e espaços para atividades de extensão.

Além da prestação de serviços com análises de amostras de solos para todo o país, as pesquisas feitas no laboratório avaliam e caracterizam resíduos originados pelas diversas atividades agrícolas que podem gerar nutrientes, por meio de decomposição, ou se tornarem contaminantes dos solos. Outras pesquisas estudam o papel da matéria orgânica nos diferentes manejos para usos agrícolas.

Durante a cerimônia de inauguração, o coordenador do laboratório, Teogénes Senna de Oliveira, e o chefe do DPS, Edson Mattielo, lembraram que um espaço maior e mais adequado ao laboratório era uma reivindicação muito antiga de professores e pesquisadores do Departamento de Solos, agora finalmente conquistada. Eles também falaram sobre a importância das pesquisas com matéria orgânica e resíduos e das possibilidades de crescimento nesta linha de trabalho com a nova sede.

O pró-reitor de Administração (PAD), Leonardo Vidigal, comentou as dificuldades de se reformar as casas da Vila Giannetti, antes dedicadas à moradia de professores, e que precisam de muitas adaptações difíceis e essenciais ao bom funcionamento de laboratórios. Ele destacou e homenageou os servidores da PAD, que foram fundamentais para a garantia da qualidade da reforma e a economia de custos.