Delegado da Polícia Federal chefia a segurança no Campus da UFV

Delegado da Polícia Federal chefia a segurança no Campus da UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) passou a contar com uma unidade específica para cuidar da segurança patrimonial e comunitária do campus da UFV Viçosa. Essa demanda, já prevista no planejamento da instituição, foi concretizada no último mês, com a posse do diretor de Segurança Patrimonial e Comunitária, o delegado aposentando da Polícia Federal, José Otávio Cançado Monteiro.
De acordo com a pró-reitora de Administração, Leiza Granzinolli, a Universidade contava com uma única diretoria para cuidar dos assuntos referentes à segurança e à logística, o que implicava em várias atribuições para um mesmo diretor. Nesse sentido, em busca de medidas para aprimorar as condições de segurança patrimonial e pessoal no campus, a então Diretoria de Logística e Segurança foi reestruturada e desmembrada em duas diretorias: a de Segurança Patrimonial e Comunitária e a de Logística.
Dentro dessa nova proposta havia também o anseio de que a unidade reestruturada fosse dirigida por um especialista na área. Devido, principalmente, à experiência de José Otávio Monteiro no uso de tecnologias da informação em segurança pública, ele foi convidado a assumir a nova diretoria da Universidade. Segundo Leiza Granzinolli, a expectativa é de que o novo diretor acompanhe e contribua para o plano de segurança da UFV, que está em desenvolvimento, e coordene a sua implementação.
José Otávio Monteiro já havia sido solicitado, no início deste ano, para elaborar um relatório de avaliação da segurança no campus Viçosa. As conclusões obtidas passaram a ser utilizadas também no plano de segurança da UFV, e o mapeamento realizado no campus ainda permitiu ao diretor conhecer melhor a Universidade. De acordo com ele, “a estrutura da UFV é fantástica! O cuidado com o patrimônio público é fascinante e dá gosto trabalhar para auxiliar na manutenção desse cuidado”.
Na elaboração do relatório, também foram verificadas algumas necessidades do campus, como a melhoria do controle de acesso, a implementação de um trabalho de inteligência e a modernização da estrutura de segurança. Para enfrentar os desafios, o novo diretor utilizará a sua experiência na coordenação de projetos de segurança aeroportuária. Ele afirma que está ciente das diferenças nas estruturas de um campus universitário e de um aeroporto, mas que buscará pontos comuns entre essas duas realidades para melhorar, principalmente, o controle de acesso da UFV.
Dentro das medidas que buscará implantar, José Otávio Monteiro indicou a ação solidária entre o município e a UFV em um trabalho de polícia preventiva, a melhoria da qualificação dos vigias e da atuação dos vigilantes e bombeiros, a utilização de dispositivos eletrônicos de segurança e o incentivo em oportunidades de esclarecimentos sobre noções de segurança para toda a comunidade acadêmica. Todas as ações começarão a ser implantadas após a apresentação da versão preliminar do plano de segurança que já tem previsão de ser apresentado à comunidade no dia 25 de setembro.
Vale lembrar que a outra diretoria, a de Logística, foi assumida pelo técnico em edificações da Pró-reitoria de Administração André Mosqueira Possato. Dentre as atribuições da diretoria estão coordenar os transportes de carga e de pessoas da UFV e gerir, licitar e contratar obras e serviços de infraestrutura.
Fonte: Divisão de Jornalismo da UFV