Crea-MG identifica mais de 100 irregularidades em Viçosa

Em 2024, o Crea realizou mais de 68 mil ações fiscais em toda Minas Gerais

Crea-MG identifica mais de 100 irregularidades em Viçosa
Reprodução/Internet

Mais de 100 irregularidades foram identificadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) em obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências em Viçosa ao longo de 2024. No estado, a fiscalização abrangeu os 853 municípios e registrou cerca de 16 mil infrações.

O número de ações fiscais cresceu 7,67%, passando de 63.330 em 2023 para 68.195 em 2024. Além das fiscalizações rotineiras, o Crea-MG realizou operações especiais e projetos de regularização técnica, como inspeção veicular do transporte escolar, avaliação do quadro técnico de prefeituras e fiscalização de barragens de rejeitos e aterros sanitários.

Outro foco da fiscalização foi o agronegócio, abrangendo empresas de pulverização de agrotóxicos com aeronaves remotamente controladas, fabricantes de bioinsumos, produtores de mudas e sementes, além de silos e armazéns agrícolas.

Em Viçosa, foram realizadas 611 ações fiscais, resultando na emissão de 111 autos de infração. O principal motivo das autuações foi a execução de obras e serviços técnicos por pessoas sem a devida habilitação.

O presidente do Crea-MG, Marcos Venícius Gervásio, alerta para os riscos da atuação de profissionais não qualificados. “Quando combatemos a atuação de leigos, estamos protegendo vidas, patrimônios e exigindo que os serviços sejam executados por empresas e profissionais devidamente habilitados, promovendo um ambiente de responsabilidade e excelência para todos", destaca.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas anonimamente pelo aplicativo Conecta Crea, que também permite a consulta do registro de profissionais e empresas, além de oferecer acesso aos protocolos de solicitação de serviços. Para os profissionais cadastrados, a ferramenta disponibiliza um espaço exclusivo para monitoramento de ARTs, boletos gerados, certidões solicitadas e relatórios de infração.