Coral Cidade dos Profetas estreia novo álbum em Piranga
Concerto fará homenagem a Chico Aniceto, maestro brasileiro responsável por reunir acervo valioso de partituras
Piranga será palco de apresentação do tradicional Coral Cidade dos Profetas, de Congonhas, Minas Gerais. Às 16h do dia 07 de dezembro, o grupo apresentará, de forma gratuita, seu novo álbum “Coral Cidade dos Profetas interpreta obras inéditas do Período Colonial” na Igreja Nossa Senhora do Rosário. O Coral ainda fará homenagem ao piranguense Francisco Solano Aniceto, conhecido como Chico Aniceto, maestro que deixou um valioso acervo de partituras, eternizadas em novo álbum.
Nos últimos anos, o Coral Cidade dos Profetas resgatou obras dos séculos 17, 18 e 19, provenientes tanto do acervo de Chico Aniceto, atualmente sob curadoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), quanto do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), uma iniciativa conjunta da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O grupo levará esse repertório, inédito para os tempos atuais, para outras cidades mineiras, por meio de concertos e workshops.
O projeto “Plano Anual Coral Cidade dos Profetas”, foi aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o CA 2018.13609.0244, e conta com patrocínio máster da CEMIG e apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas. A realização é da Associação Cultural Canto Livre.
Quem foi Chico Aniceto?
Nascido em Piranga, Chico Aniceto (1886-1972) foi um maestro, compositor e professor que, ao longo de sua vida, reuniu um valioso acervo da música colonial mineira. São mais de 700 partituras completas e fragmentos dos séculos 18 e 19, com obras de compositores como Lobo de Mesquita e Tristão José Ferreira, além de peças anônimas.
Após sua morte, o acervo foi preservado pela família até ser doado, em 2004, à Escola de Música da UEMG, onde foi restaurado e catalogado sob a orientação do musicólogo Domingos Lins Brandão.
Comentários (0)
Comentários do Facebook