Conferência sobre população de animais em situação de rua acontece nesta semana na UFV
Inscrições são gratuitas e mediante inscrição via formulário
Está marcada para acontecer nesta quarta e quinta, 16 e 17 de agosto, a Conferência de Manejo Populacional de Cães e Gatos de Viçosa e região, cujo objetivo é discutir formas de conter o crescimento da população de animais abandonados e políticas públicas para esse problema de saúde pública. O evento é gratuito e acontecerá no Auditório Fernando Sabino da Universidade Federal de Viçosa (UFV) a partir das 8 horas. O convite é estendido aos profissionais e estudantes da medicina veterinária, protetores de animais, autoridades municipais e toda a sociedade civil.
De acordo com Marly Coelho, vereadora de Viçosa e idealizadora da conferência, dialogar essa temática é urgente no município, uma vez que a ocorrência de acidentes envolvendo cães de ruas acontecem corriqueiramente. “Recentemente que estão sendo discutidas políticas públicas para conter essa problemática, mas a quantidade de animais em situação de rua ainda é enorme em nossa região”, explica. Marly complementa também que a demanda para castrações requisitadas ao município é consideravelmente mais alta que a condição de realizá-las.
Atualmente na cidade, segundo Marly, não há legislação específica que contemple o direito e o bem estar animal, somente existem políticas públicas vinculadas ao controle de zoonoses e, por isso, há uma grande dificuldade de implementação de outros serviços, como o resgates e tratamento de animais doentes, atropelados e entre outras condições. “Essa conferência será importante para dar diretrizes e ações efetivas que os municípios poderão adotar, além de elaborar planejamento para lidar com essa demanda”, diz.
As inscrições podem ser realizadas via formulário eletrônico. A programação completa está disponível pelo Instagram @conferenciacaesegatos.
A conferência reunirá vários especialistas na área do manejo populacional de cães e gatos de universidades de renome, como a própria Federal de Viçosa, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Lavras. Além dessas, palestrantes do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais e também da - Coordenadora do Núcleo de Fauna Doméstica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD estarão presentes.
Comentários (0)
Comentários do Facebook