Cineclube Carcará exibe documentário sobre denúncia de tortura durante a ditadura militar

Evento ainda contará com um debate com o jornalista Marcelo Passos, roteirista e diretor do filme

Cineclube Carcará exibe documentário sobre denúncia de tortura durante a ditadura militar
Divulgação/Carcará

O Cineclube Carcará exibirá gratuitamente, nesta quinta-feira, 6, às 18h30, o documentário "Carta de Linhares: a tortura revelada". Após a sessão, haverá um debate com o jornalista Marcelo Passos, roteirista e diretor do filme. A atividade é uma parceria do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com o Centro Acadêmico Rodolfo Walsh e contará com emissão de certificados para os participantes. A exibição acontecerá no subsolo do Centro de Vivência da UFV, sede do Cineclube Carcará.

O documentário apresenta o primeiro documento público de denúncia internacional da prática de tortura durante o regime militar no Brasil. O manuscrito, com 28 páginas, foi redigido em dezembro de 1969, dentro da Penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora (MG), e assinado por 12 presos políticos do grupo guerrilheiro Colina (Comando de Libertação Nacional).

Produzido em 2024, o filme tem 41 minutos de duração e é resultado de uma extensa pesquisa conduzida por Marcelo Passos e pelo produtor Wilton Vale. A obra conquistou o 2º lugar na categoria Documentário do 41º Prêmio Nacional Direitos Humanos de Jornalismo, promovido pela OAB-RS e pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. O documentário também foi selecionado para a 5ª Mostra do Filme Marginal, no Rio de Janeiro.

O diretor Marcelo Passos é jornalista formado pela PUC Minas, com passagens pelas TVs Globo e Manchete. Há mais de 30 anos, é sócio da produtora M3 Vídeo, de Belo Horizonte, especializada em produções institucionais e documentais. Seu trabalho mais recente foi um documentário sobre o Festival de História de Diamantina (MG).