Campanha da Fraternidade 2024 é lançada
Solenidade ocorreu na Câmara de Viçosa
Na última quinta-feira (7), o Padre Geraldo Martins Dias, da Paróquia São João Batista, esteve no plenário da Câmara de Viçosa para o lançamento da “Campanha da Fraternidade 2024”. O objetivo da Campanha é despertar a solidariedade dos fiéis e da comunidade em relação a problemas que envolvem a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. O tema escolhido para este ano é “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23.8).
Em sua 60ª edição, a Campanha da Fraternidade foi criada em 1962, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Seu objetivo inicial era angariar fundos para as Cáritas Diocesanas. A campanha ganhou notoriedade e foi ampliada a nível nacional, sendo oficialmente reconhecida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em 1964.
O padre Geraldo Martins Dias, explicando sobre o lema escolhido para a campanha deste ano, destacou a importância de uma sociedade unida. “Eu penso que essa casa, as casas legislativas, tem que ser locais que constroem pontes, e muitas vezes se constroem muros, nós confundimos a pluralidade ideológica, partidária, como empecilho de se construir a sociedade fraterna, é preciso fazer do plural, do diverso, um caminho para construir pontes. A amizade social é o amor presente nas relações sociais (...) essa palavra, tem que estar como base de tudo o amor”.
Para o vereador Bartomélio Martins, a campanha vai além da religião: “É muito importante que essa Casa legislativa possa abrir seu espaço mas entendendo que a campanha não está ali limitada somente aos leigos e leigas da igreja, mas que também possa a sociedade usufruir de um tema tão importante. Eu acredito que todos os demais, independente da fé e das crenças, nós temos muito o que aprender com a campanha da fraternidade”.
Comentários (0)
Comentários do Facebook