Cadastro Escolar 2025 começa em Minas Gerais para quem deseja estudar na rede pública

Inscrições seguem até 1º de novembro e exigem CPF do estudante

Cadastro Escolar 2025 começa em Minas Gerais para quem deseja estudar na rede pública

O Cadastro Escolar 2025 para a rede pública de ensino de Minas Gerais começou nesta terça-feira (01), neste site. Pais e responsáveis podem realizar as inscrições até o dia 1º de novembro por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), disponível no site do Governo de Minas. O processo unificado abrange 715 municípios do estado, garantindo que os alunos sejam encaminhados para as escolas públicas de forma organizada.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o resultado do encaminhamento será divulgado no site do Cadastro Escolar no dia 4 de dezembro. A confirmação da matrícula deve ser feita presencialmente a partir de 18 de dezembro na escola designada, sendo necessário que a família observe os calendários específicos das redes estaduais e municipais.

Este ano, a novidade é a obrigatoriedade do número do CPF no ato da inscrição. Estudantes que não possuem o documento podem emiti-lo gratuitamente no site da Receita Federal, com o link disponível no momento do cadastro.

Além dos novos alunos, o cadastro é aberto para aqueles que desejam mudar de escola, retornar aos estudos ou ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA).