Cadastramento Escolar 2017 recebe mais de 169 mil inscrições em MG

Cadastramento Escolar 2017 recebe mais de 169 mil inscrições em MG

O governo de Minas Gerais divulgou, na última segunda-feira, 28, o balanço final do cadastramento escolar 2017. De acordo com a Agência Minas, foram inscritos 169.603 crianças e estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino, estadual e municipais, em 2017. O cadastramento foi realizado no mês de junho deste ano. Os inscritos terão vaga garantida em uma escola pública próxima de casa, após a confirmação da matrícula na escola para a qual foi encaminhado.
Em Viçosa, de acordo com a Inspetoria de Ensino, foram realizados um total de 906 cadastros e encaminhamentos, sendo 371 alunos para o 1º ano do Ensino Fundamental, 217 para o 6º ano do Ensino Fundamental, 296 para o 1º ano do Ensino Médio, além de 22 alunos para séries intermediárias.
O cadastramento foi voltado para crianças de 6 anos ou que vão completar essa idade até 30 de junho de 2017, para os estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e ainda adolescentes que desejavam retornar aos estudos no Ensino Fundamental na rede pública. O encaminhamento acontece quando a escola não oferece todas as séries dos ensinos e o aluno precisa ser encaminhado a outra escola para dar prosseguimento aos estudos.
O cadastramento escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental.
Com a demanda apresentada no cadastramento, estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

MATRÍCULAS
O próximo passo dos inscritos é a matrícula, prevista para ocorrer entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2016. O candidato que fizer a matrícula dentro do prazo estabelecido terá sua vaga assegurada em uma escola pública próxima à sua residência para a qual ele foi encaminhado por meio do cadastro. Aquele que não se matricular no prazo previsto será encaminhado para uma escola onde houver vaga remanescente.