Cachaça produzida em Viçosa conquista reconhecimento em concurso estadual

A Cachaça Poka Carvalho de Viçosa ficou em 3º lugar na categoria Mérito Polos Regionais, no concurso estadual de qualidade da Emater-MG

Cachaça produzida em Viçosa conquista reconhecimento em concurso estadual
Divulgação/PMV

A Cachaça Poka Carvalho, produzida na região da comunidade do Coura, em Viçosa, recebeu destaque no 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras, realizado em 17 de novembro na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte. O evento é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Emater-MG, com apoio do IMA, da Epamig e de outras instituições.

A bebida ficou em terceiro lugar na categoria Mérito Polos Regionais – Polo Mata de Minas. Além disso, outras duas versões produzidas pelo mesmo alambique — Poka Prata e Poka Ouro — receberam diploma especial do Polo Zona da Mata, reconhecimento destinado a valorizar a regionalidade das cachaças inscritas.

Segundo a Secretaria de Estado de Comunicação Social, o concurso teve 247 bebidas inscritas, número que representa aumento de quase 14% em relação à primeira edição, ocorrida em 2024. Todas as bebidas participantes possuem registro no Ministério da Agricultura e foram avaliadas por um grupo de 24 especialistas. A metodologia utilizada foi desenvolvida exclusivamente para o certame.

As avaliações contemplaram as categorias Cachaça de Alambique, Cachaça de Alambique Armazenada, Cachaça de Alambique Envelhecida e Cachaça de Alambique Envelhecida Tipo Premium ou Extrapremium.

Representantes da Cachaça Poka Carvalho — Claudio José Tristão da Silva e Mônica Ribeiro Saldanha — estiveram na Prefeitura de Viçosa na sexta-feira, 5, para apresentar os resultados ao prefeito Ângelo Chequer. Também participaram da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação, Ramon Fernandes, e a chefe do Departamento de Gestão Simplificada, Fernanda Maria de Oliveira.