Bombeiros fazem transferência aérea de bebê de 4 meses de Manhuaçu para Viçosa

A criança foi diagnosticada com pneumonia, bronquiolite e cardiopatia congênita; o HSS possui a única UTI Pediátrica da macrorregião Leste do Sul

Bombeiros fazem transferência aérea de bebê de 4 meses de Manhuaçu para Viçosa

Uma bebê de apenas 4 meses, com quadro grave de bronquiolite, precisou ser transferida de Manhuaçu para a UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião (HSS), em Viçosa, nesta quarta-feira, 26. O transporte entre as cidades foi realizado em uma aeronave do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

A criança estava internada na UTI Neonatal do Hospital César Leite, de Manhuaçu, desde que nasceu, onde foi diagnosticada com pneumonia, bronquiolite e cardiopatia congênita. A transferência para o HSS de Viçosa foi necessária devido à idade da criança, pois a UTI Neonatal possui suporte para crianças de até um mês de vida e, em Manhuaçu, não há UTI Pediátrica.

Ao Folha da Mata, a responsável técnica da UTI Pediátrica do HSS, Deise Correa, confirmou o recebimento da bebê. Segundo ela, o HSS é referência macrorregional para internação de crianças em estado grave. “Há um ano, temos recebido crianças das microrregiões de Viçosa, Ponte Nova e Manhuaçu para tratamento. Só nesta semana, recebemos cinco crianças da micro de Manhuaçu”, contou Deise.

Em Manhuaçu, o transporte contou com apoio da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros e, em Viçosa, o transporte do aeroporto até o hospital foi realizado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O voo partiu do aeroporto de Manhuaçu e a aeronave pousou no aeroporto de Viçosa.