Batizado e troca de cordas infantis na Capoeira

Batizado e troca de cordas infantis na Capoeira

O Grupo de Capoeira Alternativa, com apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UFV, promoveu no último dia 25, o batizado e a troca de cordas infantis de capoeira para os seus atletas.
O evento aconteceu na sede do curso de Dança da Universidade e foi considerado pelos capoeiristas mirins um dia muito especial quando juntos com seus colegas e mestres de Capoeira, familiares e amigos, comemoram todo seu aprendizado e dedicação às aulas ao longo de mais um ano.
Durante os dias que antecederam o batizado, foram realizadas atividades e cursos de Capoeira Infantil com contramestres e professores, que possuem ampla experiência com a Capoeira, como ferramenta para a educação infantil.
O evento foi organizado e coordenado pelos professores Tommy Wanick, Luisa Bittencourt, Fernanda Miquelão, Ramon Guido, Pedro Queiroz e vários voluntários. A cerimonia de batizado contou com a presença do convidado especial, o contra-mestre Zumbi, de Uberaba.

O ensino
O ensino da capoeira para crianças vem se mostrando excelente em diversos aspectos do desenvolvimento infantil e todas as atividades têm o objetivo de levar o praticante a desenvolver habilidades físicas, sociais, cognitivas, emocionais, artísticas e culturais. Os exercícios, brincadeiras e trabalhados de forma lúdica nas aulas, proporcionam a convivência em grupo, aumentam as noções de tempo e espaço, auxiliam no desenvolvimento da psicomotricidade, coordenação motora, lateralidade, autoestima, além de disciplina e respeito.
A musicalidade da capoeira é de enorme contribuição no desenvolvimento da percepção sensorial, da “identidade rítmica” da criança (que liga os movimentos do corpo aos sons musicais) e, ainda, o canto entoado contribui tanto para o desenvolvimento da fala, como também para difundir a cultura brasileira expressa nas cantigas.

A capoeira
A capoeira, manifestação artística brasileira nascida em circunstância de luta por liberdade nos tempos de escravidão, é hoje praticada em todos os continentes, devido aos múltiplos benefícios por ela proporcionados, uma vez que se manifesta como arte, cultura, dança, esporte e luta.