Asfaltamento da Madre Maria das Neves

Asfaltamento da Madre Maria das Neves

Dando continuidade às obras de substituição do calçamento a bloquetes por pavimentação asfáltica nas ruas Madre Maria das Neves e Francisco Machados e Avenida Olívia de Castro Almeida, que ligam o bairro de Fátima ao centro da cidade, a empresa contratada pela Prefeitura de Viçosa assaltou, esta semana parte da Madre Maria das Neves, numa extensão de aproximadamente 400, desde a Praça José Santana, no bairro de Fátima, até a Av. Olívia de Castro.

As obras nas duas outras vias que seguem (Avenida Olívia de Castro e Rua Francisco Machado) somente serão iniciadas após a conclusão do asfaltamento desse primeiro trecho, o que deverá ocorrer no final de janeiro, pois a Prefeitura interromperá os serviços em dezembro, por causa das chuvas, a fim de evitar maiores transtornos aos moradores, comércio e demais usuários. A prefeitura informou que nos próximos trechos, após a retirada dos bloquetes, será feita a ampliação da rede pluvial com instalação de novos bueiros de escoamento pluvial.
Em visita ao local nesta quarta-feira-25, o prefeito Ângelo Chequer e o secretário de Governo Luciano Piovesan ficaram satisfeitos com o ritmo da obra. Para este último, "o período chuvoso não é motivo para preocupação, pois o contrato tem duração de seis meses, vencendo em abril de 2016, portanto, a obra está dentro do cronograma previsto". O prefeito também mostrou otimismo e disse que espera entregar a obra até março.
A retirada dos bloquetes está sendo feita pela Secretaria Municipal de Obras, enquanto a compactação do solo, construção da base e asfaltamento está sendo executado pela empresa Terrasa Engenharia Ltda, de Belo Horizonte. O valor da obra é de R$ 318 mil

Faixas Elevadas
Com o objetivo de oferecer segurança aos pedestres, a Prefeitura colocar nessas vias, faixas elevadas, construídas com pedras portuguesas sobre uma estrutura de concreto. O projeto segue o modelo existente em algumas vias do campus da UFV e foi elaborado pelo Iplam (Instituto do Planejamento Municipal). O recurso utilizado provém das multas de infrações de trânsito.
A prefeitura planeja construir faixas nesse padrão também nas avenidas P. H. Rolfs, Marechal Castello Branco, Maria de Paula Santana, Bueno Brandão, Joaquim Lopes de Faria, Jacob Lopes de Castro e Santa Rita; nas ruas Sebastião Lopes de Carvalho, Gomes Barbosa, Senador Vaz de Melo, Milton Bandeira, Benjamim Araújo e Passos; Travessa João Carlos Belo Lisboa e na Praça Silviano Brandão.
Segundo a PMV, esse modelo de faixas traz inúmeros benefícios: trazem segurança (são redutoras de velocidade), dispensam gastos com pintura e promovem acessibilidade uma vez que serão construídas no mesmo nível das calçadas, extinguindo as rampas e degraus.