Após 27 anos, Viçosa elege um deputado estadual

Na região de Viçosa, o grande vencedor foi Roberto Andrade, que conseguiu se eleger deputado estadual

Após 27 anos, Viçosa elege um deputado estadual

Roberto Andrade (PTN) foi o mais votado em Viçosa, em Cajuri e em São Miguel do Anta, onde foi apoiado pelo prefeito Cristiano Machado. Os eleitores viçosenses foram convencidos pelo discurso da necessidade de se eleger um viçosense para a Assembléia de Minas, o que não acontecia há 30 anos. Roberto obteve um total de 54.925 votos em todo o estado, ficando em segundo em sua legenda, que elegeu três candidatos (Arlete Magalhães, com 56.772 e Glaycon Franco, com 52.525)
Paulo Lamac (PT) foi o segundo mais votado em Viçosa e o primeiro em Ervália. Fred Costa, apoiado pelo ex prefeito Celito Sari, obteve apenas 1.018 votos em Viçosa. Nas eleições de 2010, o candidato Juarez Távora (PV) apoiado pelo grupo de Celito, obteve 2.496 votos em Viçosa. Em Cajuri, Paula Cândido e Teixeiras ele foi o segundo mais votado, obtendo mais votos nestas duas últimas cidades do que aqui em Viçosa.
Tiago Ulisses, (PV) foi o quarto mais votado na região de Viçosa. Em Porto Firme ele concentrou a grande maioria dos seus 4.194 votos (4.062). Para se ter uma idéia, o segundo colocado, Thiago Cota, obteve apenas 427 votos naquela cidade. Em em Araponga, Cajuri e Ervália, Dr. Wilson foi o terceiro mais votado. Tito Torres (PSDB), filho de Mauri Torres, foi o mais votado em Canaã. Em São Miguel, Tito foi o segundo mais votado. O teixeirense Nivaldo do Botafogo (PCdoB)obteve em sua cidade natal 2.384 votos, o que não foi suficiente para sua eleição. Ivair Nogueira ((PMDB) foi o mais votado em Araponga e o terceiro mais votado em Paula Cândido.
Thiago Cota (PPS), que contou na região com Jose Antônio de Oliveira (Taffarel) como articulador político, obteve em Viçosa apenas 1.323 votos (3ª posição). Em toda a micro região ele recebeu 2.042 votos.
Fábio Cherém (PSD), que chegou a fixar seu dingo de campanha na memória dos viçosenses e aqui aplicou vultosas quantias em sua campanha, obteve ínfima votação dos viçosenses (apenas 595 votos), apesar de sua campanha agressiva. Seu articulador político na região foi Victor Sari Neto, o Tito, filho do ex prefeito de Viçosa, Celito Francisco Sari.
O ex-prefeito de Ubá, Dirceu Ribeiro (PHS), foi o candidato eleito com o menor número de votos em todo o estado. Ele se elegeu com apenas 25.394 votos. 21.064, em sua cidade natal.
Roberto Andrade concentrou a grande parte de seus votos em Viçosa. Na micro região ele obteve 23.902 votos, 7.754 a mais do que nas eleições de 2010, quando somou na região 16.148. Em Viçosa, Roberto subiu de 11.124 votos em 2010 para 13.248 este ano. Mas os outros mais de 32 mil votos ele conseguiu em várias cidades do estado.
O último deputado estadual eleito e considerado "de Viçosa" foi o Prof. Antônio Fagundes de Sousa, para a 11ª Legislatura (1987-91), tendo renunciado ao mandato a 4 de outubro de 1988 para assumir a Reitoria da Universidade Federal de Viçosa