Ação Conjunta proporciona mobilização sobre Agosto Lilás e Dourado em Viçosa

Evento enfoca a prevenção da violência contra a mulher e incentiva o aleitamento materno

Ação Conjunta proporciona mobilização sobre Agosto Lilás e Dourado em Viçosa

Uma união de forças entre a coordenação do projeto “Eu na Gravidez”; a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Viçosa; a vereadora Jamille Gomes e a Luzia Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite Materno, proporcionou, no último sábado (26), na Praça Silviano Brandão, uma mobilização notável que divulgou informações valiosas sobre duas ações de extrema relevância: o Agosto Lilás e o Agosto Dourado.

O Agosto Lilás, que simboliza o combate à violência contra a mulher, e o Agosto Dourado, que enfatiza a importância do aleitamento materno, foram os pilares dessa iniciativa que buscou sensibilizar a sociedade sobre temas que, às vezes, são deixados em segundo plano.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Gabrielle Wakim, disse que é necessário abordar a violência de gênero e promover a equidade não apenas durante este mês, mas sim de forma contínua e eficaz. “O Agosto Lilás é um lembrete de que precisamos enfrentar os desafios que as mulheres ainda enfrentam em nossa sociedade. É um chamado à ação para garantir que todas as mulheres tenham o direito de viver em um ambiente seguro e livre de violência”, enfatizou.

Para a vereadora Jamille Gomes, é preciso reforçar sempre a importância de criação das políticas públicas que dêem amparo efetivo às mães e incentivem a amamentação. "O Agosto Dourado é um momento de considerarmos os benefícios do aleitamento materno não apenas para o bebê, mas também para as mães e para a sociedade como um todo. Precisamos apoiar as mães, garantindo que elas tenham as condições para proporcionar o melhor começo de vida para seus filhos", afirmou.

Durante o evento, foram disponibilizados materiais informativos sobre os dois temas, bem como rodas de conversas com especialistas nas áreas de gênero e saúde materno-infantil. Além disso, a praça foi adornada com faixas e banners que destacavam mensagens de empoderamento feminino e incentivo à amamentação.