A solidariedade na seca - Morador doa água de poço artesiano na Dr. Horta

A solidariedade na seca - Morador doa água de poço artesiano na Dr. Horta

Em meio à falta d’água em Viçosa, uma ação inusitada chamou a atenção das pessoas que tem o costume de circular pela rua Doutor Horta. O morador Márcio Santana colocou na porta da sua casa uma mangueira e uma placa com os seguintes dizeres: Essa água é do nosso poço, pode pegar.
Márcio Santana disse que optou por compartilhar a água, por ver que muitas pessoas estavam passando necessidade desse produto de primeira necessidade em algumas regiões da cidade, onde a falta de água em sido recorrente. Ele acrescentou que desde criança seu pai tinha um poço artesiano em casa e quando a situação ficava crítica, era comum os moradores das redondezas pegarem água da sua casa, que ficava na Avenida Santa Rita.
Segundo o morador, ele não fez isso para aparecer e ganhar visibilidade, mas simplesmente movido pelo desejo de ajudar aqueles que precisam. Márcio Santana ainda disse que “até então não veio muita gente pegar água. Acredito que isso se deve à distância entre os lugares que faltam mais água e onde moro”.
Segundo ele, a água do poço passou por análises e, inicialmente, foi constatado que era potável. Tempos depois foi feita outro teste e se verificou que a água tinha coliformes totais. No entanto, acrescente, basta filtrá-la para que ela fique em condições de uso.
Quando perguntado se algum órgão público questionou a sua iniciativa, Márcio Santana disse alguns cidadãos o advertiram de que a atividade é proibida, mas que nem o Saae nem a Prefeitura se manifestaram quanto a isso.