UFV desenvolve programa de manejo populacional de cães e gatos abandonados no campus

Assunto foi tema de discussão na Câmara e, agora, série de medidas estão prestes a sair do papel, com suporte da Prefeitura

UFV desenvolve programa de manejo populacional de cães e gatos abandonados no campus

Os cães e gatos que circulam pelo campus da Universidade Federal de Viçosa continuam sendo foco de preocupação por parte da administração superior. Um novo programa de manejo populacional destes animais foi apresentado na última sexta-feira, 24, para representantes da Prefeitura, principal parceira nas ações de controle de zoonoses.

O programa já havia sido comentado pelo reitor da UFV, Demetrius David da Silva, durante a reunião da Câmara do último dia 14, quando esteve em pauta a situação dos animais abandoados. Na ocasião, o reitor respondeu aos questionamentos da vereadora Marly Coelho (PSC) e apresentou diversas ações adotadas pela universidade para a questão animal. Demetrius reforçou o que disse no legislativo, ao defender que respeita e apoia a causa animal, “mas nosso foco precisa ser a saúde pública, por isso, precisamos atuar nas causas e não apenas nos efeitos”, disse.

A primeira parte do programa consiste em identificar e monitorar os animais para identificar a prevalência de zoonoses e os riscos oferecidos à população que frequenta o campus. O próximo passo previsto é o da prevenção do aumento populacional, incluindo, dentre outras ações, a esterilização. Os animais também deverão ser microchipados para que possam ser acompanhados. Segundo os profissionais da UFV que elaboraram o projeto, os cães serão tratados antes e depois das cirurgias de esterilização e encaminhados para adoção ou soltura, em parceria com a prefeitura. O projeto prevê, ainda, campanhas educativas para coibir o abandono e estimular a guarda responsável dos animais.

Durante a reunião na universidade, participaram representantes das secretarias municipais de Saúde, Agropecuária e Desenvolvimento Rural, além de membros da Vigilância Sanitária, da Prefeitura de Viçosa. O pró-reitor de Administração, Taciano Oliveira da Silva, também esteve presente.