1,74% dos professores da UFV são negros

1,74% dos professores da UFV são negros

Luiz Flávio Conceição Divino defendeu seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no último dia 14, quarta-feira. Com o tema “UFV: Docentes Negros (as) no “Mundo” dos homens brancos” o estudo foi submetido à banca examinadora composta por Sales Augusto dos Santos (orientador), do Departamento de Ciências Sociais; Maria Isabel de Jesus Chrysostomo (avaliador), do Depto. de Geografia; e Adelcio de Souza Cruz (avaliador), Depto. de Letras.
O objetivo da pesquisa foi conhecer a composição racial do quadro de docentes da UFV. O estudo denunciou a baixa quantidade de docentes negros na instituição, onde 86,38% dos professores são brancos, 6,43% são pardos e apenas 1,74% são negros (as). Entre os homens, 92,70% dos professores são brancos, 6,37% são pardos e 0,94% são negros. Entre as mulheres, 89,22% das docentes são brancas, 7,49% são pardas e 3,29% são negras.
Em relação ao sexo, a pesquisa constatou que 61% dos docentes são homens e 39% são mulheres, levando o autor a definir o título da pesquisa, à qual denominou de “UFV: docentes negros/as no mundo dos homens brancos”. Segundo Luiz Flávio, em breve a pesquisa estará disponível para consulta de qualquer cidadão no site da UFV.