Zona da Mata volta a criar empregos

Só em Viçosa, foram 24 novas vagas, desempenho inferior ao de outros municípios vizinhos, mas que ainda assim ajuda a reverter o índice negativo

Zona da Mata volta a criar empregos

Após um saldo negativo em abril, os municípios da região da Zona da Mata voltaram a criar vagas de emprego, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, referente ao mês de maio. Ao todo, foram 233 novos postos de trabalho formal, com carteira assinada.

No relatório do mês anterior, foram registradas mais demissões que admissões. Em Viçosa, foram apenas 24 vagas criadas, resultado de 353 contratações e 329 demissões. Os números ajudaram a reverter o quadro negativo do mercado de trabalho no município, que agora apresenta saldo positivo de 66 vagas criadas nos últimos 12 meses, como resultado de 4.460 contratações e 4.394 demissões entre junho de 2020 e maio de 2021.

No levantamento feito pelo Folha da Mata em 13 municípios, Visconde do Rio Branco foi o que mais criou vagas na região, com saldo de 59 postos de trabalho. Seguem na lista, Ponte Nova (54), Ubá (50) e São Geraldo (26). Quatro municípios, entretanto, demitiram mais que contrataram: Ervália (-11), Teixeiras (-7), Canaã (-3) e Pedra do Anta (-1). Ainda assim, no balanço dos cinco primeiros meses do ano, são 1.352 vagas criadas a mais nos municípios da região.

CONTEXTO NACIONAL

O crescimento da oferta de vagas de emprego na região segue a tendência observada em todo o país. De acordo com o Caged, o Brasil criou em maio 280.666 novos postos de trabalho. É o melhor desempenho desde fevereiro e pode representar uma retomada da atividade econômica nacional. Minas Gerais foi o segundo estado do país com melhor saldo, gerando 32.009 vagas, atrás apenas de São Paulo (104.707). 

O setor de serviços foi o que mais gerou vagas de trabalho, mais de um terço do total, principalmente nas áreas de administração, imobiliárias, atividades financeiras, de informação e comunicação (11.246). Também foram criadas vagas na educação, saúde e serviços sociais (2.770). A indústria mineira também contribuiu positivamente para o bom desempenho do estado, com 6.528 vagas criadas.