Viçosa poderá ter Posto de Coleta de Sangue
Uma reunião, no último dia 22, entre a direção do HSS (Hospital do São Sebastião) representada pela administradora Ildamara Gandra e pelo provedor Carlos Raimundo Torres Junior e a vereadora Brenda Santunioni (PP) pode ter sido um passo importante para a instalação em Viçosa de um Posto de Coleta de Sangue. A iniciativa tem o apoio tanto do hospital quanto da Fundação Hemominas.
A vereadora explicou que a estrutura do Hospital São Sebastião foi escolhida por melhor apresentar condições de prestar o serviço. “Iniciamos essa conversa no ano passado e tanto o hospital quanto o município veem a parceria não só como positiva, mas necessária”, afirmou Brenda. Atualmente a coleta de sangue na cidade acontece no Hemonúcleo de Ponte Nova ou em época de campanha de doação na UFV.
Outro assunto debatido no encontro foi o oferecimento de testes rápidos para o HIV, sífilis e hepatites dos tipos B e C, que anteriormente acontecia no Hospital São João Batista e que agora é realizado no São Sebastião.
Em 2017 a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa, em parceria com a UAE (Unidade de Atendimento Especializado) da UFV, prestou esse serviço à comunidade viçosense por três oportunidades com uma aceitação expressiva da população.
Ainda sobre esses testes rápidos, Ildamara Gandra esclareceu que o atendimento no São Sebastião é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas e que na Unidades Básicas de Saúde do Município esses serviços também são oferecidos. “O teste é sigiloso, gratuito e rápido, e os casos diagnosticados são encaminhados para atendimento”, disse a diretora.
Na reunião também foi falado sobre a questão financeira do hospital. A vereadora, que é a líder do prefeito na Câmara, se colocou à disposição para mediar a relação entre o HSS e a Prefeitura de Viçosa.
Comentários (0)
Comentários do Facebook