Viçosa inicia vacinação de pessoas com comorbidades; veja o cronograma

Serão vacinadas nesta semana as pessoas com síndrome de down (+18), renais crônicos (+18), gestantes e puérperas com comorbidade (+18), e pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos

Viçosa inicia vacinação de pessoas com comorbidades; veja o cronograma

Viçosa já inicou a vacinação da 1ª fase do grupo "pessoas com comorbidades", que contempla pessoas com síndrome de down, maiores de 18 anos; pessoas com doenças renais (que fazem tratamento por diálise), maiores de 18 anos; gestantes e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos; pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades; e pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Nesta segunda e terça-feira, 10 e 11, acontece a vacinação das pessoas com doença renal crônica acima de 18 anos (pacientes em diálise). A vacinação será no Hospital São João Batista, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Na terça-feira, 11, também está prevista a vacinação das pessoas com síndrome de Down, das gestantes e puérperas com comorbidades que possuem mais de 18 anos. A aplicação será no Espaço Multiuso da UFV (Universidade Federal de Viçosa), das 13h30 às 16 horas.

Na quarta-feira, 12, das 8h30 às 11 horas, está prevista a vacinação das pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), que possuem de 55 a 59 anos. A vacinação será no Espaço Multiuso da UFV. Além disso, na parte da tarde, das 13h30 às 16 horas, serão vacinadas as pessoas com mais de 60 anos que perderam o dia de aplicação da primeira dose.

Na quinta-feira, 13, das 8h30 às 11 horas, acontecerá a aplicação de segunda dose dos idosos vacinados com a Coronavac, no dia 16 de abril. O Setor de Imunizações salienta que serão atendidas somente as pessoas que foram vacinadas no município de Viçosa.

As pessoas que se enquadram nos critérios de vacinação devem apresentar cópia e original dos documentos comprobatórios informados no cadastro. Já as gestantes com comorbidades também deverão levar o cartão de vacinas. Já as puérperas com comorbidades, além do cartão de vacinas pessoal, deverão apresentar a cartão da criança. É necessário resguardar o período de 14 dias entre a aplicação da dose da influenza e da vacinação contra a Covid-19.

O cadastro para os contemplados na 1ª fase já está disponível desde quinta-feira, 6, e deve ser feito pelo site da Prefeitura. Também está disponível, na mesma página do trabalho, o Plano de Vacinação de Pessoas com Comorbidades. O Setor de Imunizações salienta que a vacinação acontecerá mediante a disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. 

Segundo a coordenação da campanha, o formulário deve ser preenchido por completo e somente uma única vez. Ao final do preenchimento, estará disponível um Termo de Responsabilidade, que a pessoa deverá imprimir, assinar e levar no dia de sua vacinação junto dos documentos de saúde que comprovam sua comorbidade. O intuito deste documento, segundo a Secretaria de Saúde, é certificar que a pessoa respondeu com a verdade ao questionário. A pasta alerta que a não veracidade dos fatos levará a pessoa a responder civil e criminalmente.