Viçosa continua na onda verde do Minas Consciente

Algumas atividades econômicas em Ponte Nova devem ficar restritas partir de sábado, 21

Viçosa continua na onda verde do Minas Consciente

A macrorregião Leste do Sul, da qual Viçosa faz parte, a partir de sábado, 21, irá operar na onda amarela do programa Minas Consciente. No entanto, o município continuará na onda verde, que permite o funcionamento de serviços não essenciais com alto risco de contágio, conforme orientação do programa para a microrregião.

O município de Ponte Nova, que também integra a macrorregião, e registrou o 23º óbito de Covid-19 nesta quinta-feira, 19, deve operar na onda amarela (orientação macrorregional) ou vermelha (microrregião). A definição ainda não foi divulgada e o Comitê de Covid-19 do município tinha reunião prevista para a tarde de hoje. 

A macrorregião Leste do Sul é composta pelas microrregiões de Viçosa, Ponte Nova e Manhuaçu. Na região de Viçosa, apenas Araponga, Canaã, Paula Cândido e Teixeiras aderiram ao programa e também operam na onda verde.

Mudanças 

Na quarta-feira, 18, o Comitê Extraordinário de Covid-19, do Governo de Minas, definiu que quatro macrorregiões de saúde irão regredir para fases mais restritivas do Minas Consciente. A decisão foi embasada no aumento de 11% da incidência da doença nos últimos 14 dias.

As regiões Nordestes e Leste passarão a operar na onda vermelha, sendo permitido o funcionamento dos serviços essenciais, como supermercados e farmácias. Além da Leste do Sul, a macrorregião Sudeste que estava na onda verde (mais flexível) deverá regredir para a amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio (lojas de vestuário e salões de beleza, por exemplo).

Não houve alterações nas macrorregiões Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Centro, Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul, que operam na onda verde. Já a macrorregião do Vale do Aço continua na onda amarela.