Vagas especiais no trânsito Detra/PMV já emite cartão para idosos e pessoas com necessidades especiais

Vagas especiais no trânsito Detra/PMV já emite cartão para idosos e pessoas com necessidades especiais

O Departamento Municipal de Trânsito da Prefeitura de Viçosa informou que está expedindo o Cartão de Portadores de Necessidades Especiais e Cartão do Idoso destinados a garantir reserva de vagas em estacionamentos públicos do município. Para requerer o Cartão, basta a pessoa se dirigir ao Departamento Municipal de Trânsito (Detra), munido dos documentos abaixo especificados e preencher o cadastro. Para facilitar o processo, o cidadão também pode imprimir o formulário disponível nos links do Detra na internet a no fim dessa publicação e preenche-lo em casa mesmo. Ele deve ser entregue junto com as cópias dos documentos na sede do Detra, na Rua Nossa Senhora das Graças, 89, no bairro Bom Jesus. (Mais informações no 3891-6517).
Apesar de ainda não haver, na cidade, vagas reservadas para idosos, o processo licitatório que vai adquirir as placas e os estudos que definirão onde essas vagas se localizarão já estão sendo realizados. Vale lembrar ainda que a credencial tem validade em todo território nacional.
As vagas especiais foram criadas pelas Resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro de 2008 com o intuito de uniformizar em âmbito nacional os procedimentos para sinalização e fiscalização do uso de vagas para estacionamento exclusivo de veículos utilizados no transporte ou conduzidos por pessoas idosas e portadoras de necessidades especiais. São destinadas 5% das vagas em estacionamentos de uso público às pessoas idosas (acima de 60 anos) e 2% para veículos que transportam pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção.

DOCUMENTOS
Os documentos necessários para requerer o Cartão de Portador de Necessidades Especiais são: Um documento de Identidade, CPF, Comprovante de residência em nome do requerente e Comprovante de incapacidade de locomoção (laudo/atestado médico).
Já para a carteirinha de idoso, é preciso: um documento de identidade, CPF e Comprovante de residência em nome do requerente.