Filme "Taxa de Retorno" na seleção oficial de festival, no México

Material foi financiado pela Aldir Blanc e tem repercutido os impactos da mineração

Filme

O filme "Taxa de Retorno" foi selecionado para o Festival Internacional de Cine de San Luis Potosí, no México. O curta-metragem ressalta a história de Minas Gerais e do processo de mineração que se confundem desde as primeiras incursões da coroa portuguesa ao interior do país. Taxa de Retorno documentou a história da comunidade São Pedro, um povoado simples, que teve suas vidas radicalmente modificadas com a chegada da mineração.

Desde seu lançamento, o filme tem sido alvo de críticas positivas e até mesmo premiações. O curta foi selecionado e premiado no Festival de Cinema de Muriaé na categoria Regional. Também constou da seleção oficial da Mostra Curta O Gênero e, em seguida, fez parte da seleção oficial do Indus Film Festival e do 9º Festival Internacional de Cinema de San Luis Potosí e do Festival Cine Ema.

O 9º Festival Internacional de Cinema de San Luis Potosí ocorre de 13 a 20 de novembro. O FICSLP é um festival que promove, apoia e incentiva o talento audiovisual de criadores locais, nacionais e internacionais, por meio de exposições, projeções, cineclubs, festivais e concursos. O filme conta com pesquisa e roteiro de Raoni Garcia, produção executiva assinada por Matheus Doninha, direção de fotografia de Gabriel Sousa, edição e finalização de Nicollas de Oliveira e tradução e legenda de Ricardo Silva.

A direção é de Matheus Vieira, tendo como assistente de pesquisa Jean Carlos Martins. O filme foi produzido com recursos Lei Aldir Blanc, através de editais da Prefeitura Municipal de Viçosa, com recursos da Secretaria Especial de Cultura - Ministério do Turismo - Governo Federal, sendo contemplado com R$5 mil reais.