Semana Arthur Bernardes terá programação cultural diversificada

Semana Arthur Bernardes terá programação cultural diversificada

Entre os dias 1º e 9 de agosto, Viçosa comemora o nascimento de um dos seus filhos mais ilustres: o ex-presidente Arthur Bernardes. Uma semana de atividades, com atrações variadas, está programada. O evento está sendo realizado pela Casa do Empresário, Prefeitura e Câmara Municipal, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE).
No dia 1º agosto, sábado, o Baile de Gala Arthur Bernardes dá início às comemorações. O evento acontece no Cerimonial Parthenon, às 22h. Convites e reservas podem ser feitas na Casa do Empresário.
No dia 2 de agosto, domingo, acontece a Rua de Lazer – Sesc, no estacionamento da Estação Cultural Hervé Cordovil, entre 9 e 13 horas.
Nos dias 3, 4, 5, 6 e 7, serão realizadas, de 8 às 18horas, visitas a Casa Arthur Bernardes. Nos dia 5, 6 e 7 também haverá, às 18h, Apresentação Cultural e Dança Urbana e o Festival Arthur Bernardes de Música de Barzinho, que será realizado na Praça Silviano Brandão, às 20h.
Na manhã de sábado, 8, acontecem a formatura do Proerd – Polícia Militar de Viçosa, às 9h, e a Comenda Arthur Bernardes, que será realizada na Praça Silviano Brandão, às 10h. Durante noite, a partir das 20h, haverá o Circuito Gastronômico nos Restaurantes membros da “Associação de Bares e Restaurantes de Viçosa”.
O encerramento da semana acontece no domingo, 9, com o Enduro fotográfico “Circuito Solidariedade de Corrida de Rua”. A largada acontece às 9h, na Casa Arthur Bernardes, Praça Silviano Brandão. Às 18h, haverá chorinho e samba nas Quatro Pilastras da UFV.

Comenda Arthur Bernardes
A Comenda Arthur Bernardes é um dos mais expressivos eventos de Viçosa e região. Durante a entrega do laurel, que acontece no sábado, 8, na Praça Silviano Brandão, às 10h, serão conferidas, como acontece desde 1983, uma medalha e um diploma a três cidadãos comprometidos com o destino do povo brasileiro, de diferentes segmentos, que se notabilizaram pela inteligência, cultura e devotamento à causa pública. São protagonistas de nossa história que fizeram a diferença em suas atuações. Os homenageados foram escolhidos por votação, através de uma comissão mista, composta por representantes de várias instituições do município: Prefeitura e Câmara Municipal, Casa do Empresário, UFV e Funarbe. Conheça um pouco da biografia de cada um dos comendadores.

Nilda Soares
Reconduzida recentemente ao seu segundo mandato como reitora da UFV, para mais quatro anos (2015-2019), é a primeira mulher a ocupar o cargo. É também professora do departamento de Tecnologia de alimentos, com PhD em Food Science pela Cornell University, nos Estados Unidos da América em 1997. Sua atuação vem ganhando destaque e reconhecimento em virtude da excelência dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, pesquisas, atividades de extensão, além de obras e melhorias em prol da Universidade e do Município.

Deputado Roberto Andrade
Eleito deputado Estadual de Minas Gerais pelo Partido Trabalhista Nacional, com 54.925 votos. Desta maneira, a cidade conseguiu eleger um legítimo representante na Assembleia Legislativa. É também empresário da área da construção civil e membro do Conselho Consultivo da Fundação CDL/MG. Foi presidente, por dois mandatos, da Associação Comercial de Viçosa (ACV), com várias realizações em prol do empresariado. Foi também vice-presidente do Conselho Integrado de Desenvolvimento Regional e Comercial de Minas Gerais (Consider) em 1999. Sua escolha se deu em virtude da constante atuação parlamentar em prol de melhorias para Viçosa e região.

Cássio Alexandre
O músico é também ligado às artes plásticas e literatura. Morou em várias cidades brasileiras e mudou-se para Viçosa em 1992 para trabalhar com fitoterapia, massoterapia e aulas de Yoga. No mesmo ano começou a trabalhar com arte-educação na escola Coeducar. Criou o Núcleo de Arte Viva (Navi) na Violeira, e começou no quintal de sua casa a lecionar música para crianças do bairro e proximidades. O local tornou-se um ponto de cultura, abraçando outros projetos sociais, como a padaria comunitária, o coral da NAVI e Tambores do Buieié.