Selo que garante cumprimento de protocolos contra Covid pode ser solicitado por estabelecimentos

Atividades culturais e turísticas, eventos e estabelecimentos podem receber selo de segurança para retomada de atividades nos municípios mineiros, com a eventual diminuição dos agravantes da pandemia do Covid-19

Selo que garante cumprimento de protocolos contra Covid pode ser solicitado por estabelecimentos

Com o objetivo de estimular o retorno das atividades e eventos, de forma gradual, a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) iniciou a resolução do "Selo Evento Seguro" para ser distribuído aos proprietários de estabelecimentos e organizadores de eventos que precisaram interromper as atividades em detrimento da pandemia do coronavírus.  O selo servirá como garantia de que os locais estão seguindo os protocolos de Saúde e segurança definidos na resolução criada com base no Plano Minas Consciente.

Os espaços que poderão solicitar o uso do Selo de Evento Seguro são museus e galerias de arte; teatros; cinemas; arquivos públicos; bibliotecas públicas; e demais estabelecimentos em que são realizados eventos. O selo poderá ser utilizado pelos interessados durante o tempo de vigência do Plano Minas Consciente ou demais protocolos estabelecidos pelo Governo de Minas Gerais para enfrentamento da covid-19. Ele poderá ser estampado em ingressos e exibido nos locais de realização dos eventos, por exemplo.

“O que temos visto são eventos clandestinos e uma crise preocupante para as empresas, pois há mais de um ano não são realizadas festas como formaturas, casamentos e até simples encontros. Com o Selo Evento Seguro a ideia é superar isso, estimulando a volta gradual de eventos e atividades de forma segura e com respeito a protocolos sanitários”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Conforme esclarecido pela Secult, o selo terá como base as orientações sanitárias dadas pelos órgãos competentes locais, estaduais e da Organização Mundial da Saúde (OMS), descrevendo medidas gerais e específicas, bem como cuidados relacionados a atendimento ao público, ao espaço físico, à sinalização, ao acesso, à permanência, circulação de pessoas, dentre outros.

COMO OBTER O SELO

O Selo Evento Seguro pode ser pedido à Secult por empresas e realizadores independentes de eventos, por meio deste LINK. Em seguida, basta preencher o formulário de solicitação, o Termo de Responsabilidade e seguir o passo a passo descrito. 

A Secult irá analisar as solicitações dos interessados a partir das informações enviadas no Formulário de Solicitação e comunicará sobre a aprovação daqueles que preencherem os requisitos necessários. Assim que aprovado, o interessado já recebe o Selo Evento Seguro e seu Manual de Aplicação. Se o interessado não preencher os requisitos necessários, a Secult também irá notificar sobre a reprovação. Nesse caso, o interessado tem a oportunidade de se adequar às exigências estabelecidas e enviar nova solicitação.