Responsabilidade Social na UFV

Responsabilidade Social na UFV

A Responsabilidade Social Empresarial tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável trabalhando em conjunto com os empregados, suas famílias, a comunidade local e a sociedade em geral para melhorar sua qualidade de vida de forma que seja bom tanto para as empresas como para o desenvolvimento.
As associações juniores, formadas exclusivamente por alunos de graduação, acompanham a tendência e o ritmo de mercado e buscam participar de ações ligadas à responsabilidade social para gerar valor para a marca.
A Universidade Federal de Viçosa é o maior núcleo de empresas juniores do país. Para os empresários juniores da UFV, a RSE é uma forma que as instituições têm de garantir sua preocupação com a sociedade e agir em função da mesma. Trata-se de uma relação que traz benefícios à corporação, mas principalmente à sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a melhoria da vida das famílias e comunidades.
A AgroPlan, empresa júnior de Agronomia, tem o projeto Horta de Quintal, que visa por meio da implantação e cultivo de uma horta em instituições filantrópicas, promover uma melhoria na qualidade de vida das pessoas atendidas por essas instituições, incentivando a educação ambiental e nutricional. O projeto funciona tanto como atividade de recreação quanto de realibilatação.
Para os membros dessa organização, os impactos gerados pelo Programa Horta de Quintal na sociedade compreendem desde o aumento da participação de estudantes da Universidade Federal de Viçosa nas dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas pelas instituições quanto à geração de renda para as instituições e distribuição de conhecimentos adquiridos nas salas de aula para aqueles que não tiveram a mesma oportunidade.
A Tetu, empresa júnior de Arquitetura, foi criada em 2005. A presidente da associação, Larissa Negris, disse que a empresa tem seus serviços, em ampla maioria, voltados para atender a população de baixa renda e as instituições filantrópicas. “Desde a fundação da Tetu foi um consenso o fato de que queríamos incluir em nossos serviços um nicho que usualmente está à margem desse tipo de trabalho, que costumam construir por conhecimentos gerais que alguém da família tem ou, algumas das vezes, de modo aleatório e sem refletir, de fato, no que o usuário precisa”.
A EJ acredita que esse tipo de atividade é essencial, uma vez que volta o olhar para os mais carentes, para aquelas necessidades que as vezes nem eles mesmos se davam conta.
Já com o intuito de levar conhecimento para as crianças das escolas públicas de Viçosa, a Ambiental Júnior, empresa do curso de Engenharia Ambiental criou, em 2007, o projeto Viçosa Verde.
O Viçosa Verde é um projeto de educação ambiental para as crianças de escolas da rede pública do município de Viçosa. Ele consiste em aulas para as crianças do Ensino Fundamental I, visto que nessa fase, os pequenos estão em uma idade de grande absorção de conhecimento e, portanto, são capazes de aprender e repassar as informações adquiridas.
Na vivência do projeto, as crianças têm a oportunidade de aprender sobre o tema de forma eficiente, interativa e lúdica, meios pelos quais o conhecimento difundido pode se consolidar e torná-las cidadãos conscientes de sua responsabilidade socioambiental.
A coordenadora de uma das escolas atendidas pelo programa disse que o Viçosa Verde acrescenta muito no aprendizado das crianças, pois as aulas práticas despertam o interesse dos alunos em participar das aulas. O diferencial das apresentações é que elas mostram ao aluno que ele faz parte do meio ambiente.