Reitora participa da posse e reunião com novo ministro da Educação

Reitora participa da posse e reunião com novo ministro da Educação

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares participou em Brasília (DF), da posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na segunda-feira, 6. Ela também esteve na primeira reunião do ministro com os reitores das universidades federais, já na manhã do dia seguinte à posse.
Durante o encontro, que contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Educação e ex-reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, o ministro reiterou o papel das universidades na consolidação dos avanços percebidos na educação nos últimos anos e a importância delas para a formação de professores da educação básica. Segundo a reitora, dentre os vários assuntos abordados, o ministro também chamou a atenção para a participação das universidades no fortalecimento do ensino a distância e a necessidade de fazerem um trabalho conjunto de desenvolvimento sustentável, que inclua, por exemplo, redução do consumo de energia, água e papel.
O ministro anunciou ainda que o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Pereira Farias, assume a Secretaria de Educação Superior (Sesu) e que o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e ex-aluno da UFV, Paulo Gabriel Soledade Nacif, comandará a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Ainda nesta terça, a reitora participou do lançamento do site Humaniza Redes, no Palácio do Planalto, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Segundo o governo, o Humaniza Redes visa garantir mais segurança no ambiente virtual, principalmente para crianças e adolescentes, além de auxiliar o enfrentamento de violações de direitos humanos que ocorrem online. A iniciativa será composta por três eixos de atuação: denúncia, prevenção e segurança.
O novo canal de comunicação integra o Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na internet, cujo objetivo é ajudar a criar um ambiente virtual livre de discriminação e preconceito. Coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a ação é realizada em conjunto com as secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e de Políticas para as Mulheres e os ministérios da Justiça, da Educação e das Comunicações.

Luiz Cláudio fica
Respondendo contato via e-mail, o ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa Luiz Cláudio Costa assegurou que permanece do MEC como Secretário Executivo. O primeiro reitor da UFV a assumir o Ministério da Educação, após cerca de 40 dias no comando interino da pasta, no último dia 6 Luiz Cláudio transmitiu o cargo ao ministro Renato Janine e deu continuidade a uma série de reuniões que estava fazendo desde a semana anterior para definição da equipe e dos programas do MEC. Luiz Cláudio foi convidado não só por Janine, mas também pelo Ministro Mercadante para continuar na Secretária Executiva, se encarregando da gestão do Ministério. “Por solicitação do ministro Renato estou realizando reuniões com os ministros Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Mercadante (Casa Civil) para definição do orçamento do MEC.