Prova de legislação de trânsito em Libras chega a Juiz de Fora

Antes, o exame de legislação aplicado para candidatos com deficiência auditiva era realizado apenas na capital, por meio de uma prova escrita, com a mediação de um intérprete de Libras para auxiliar na compreensão das perguntas

Prova de legislação de trânsito em Libras chega a Juiz de Fora

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implementou no 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora a prova eletrônica de legislação de trânsito na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O novo sistema começou a funcionar no início de março e é composto de questões do banco de provas elaboradas pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O sistema seleciona as questões aleatoriamente, e a tradução do texto é feita por meio eletrônico, com auxílio de um "avatar", para a Língua de Sinais.

Antes, o exame de legislação aplicado para candidatos com deficiência auditiva era realizado apenas na capital, por meio de uma prova escrita, com a mediação de um intérprete de Libras para auxiliar na compreensão das perguntas. Agora, a prova já está disponível da sede do Detran-MG em Juiz de Fora e pode ser feita, inclusive, por candidatos de outras cidades próximas.

A chefe do 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, delegada-geral Flávia Mara Camargo Murta, destacou a importância da acessibilidade às pessoas surdas, considerando que a Libras é a segunda língua oficial do país. "Estamos cumprindo com o nosso papel de forma mais eficiente, uma vez que o Código de Trânsito Brasileiro assegura a acessibilidade de comunicação em todas as etapas do processo de habilitação; e agora o candidato pode fazer isso mais perto de sua casa e de sua cidade. Isso traz acessibilidade e autonomia para a comunidade surda", afirma.

As etapas do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas surdas são as mesmas para todos os cidadãos: exames médico e psicotécnico; curso e prova de legislação; curso de prática veicular e o exame de direção. A marcação da prova com tradução em Libras deve ser feita por meio dos Centros de Formação de Condutores credenciados pelo Detran-MG, após o pagamento dos Documentos de Arrecadação Estadual (DAE) específicos para cada etapa. Em Juiz de Fora, servidores da Banca Examinadora também estão habilitados em Libras para a aplicação do exame de direção