Projeto Passos Para um Futuro chega às comunidades na pandemia

Registro dos ensaios presenciais que antecederam ao espetáculo

Projeto Passos Para um Futuro chega às comunidades na pandemia

O Projeto Passos Para um Futuro alcançou seus objetivos e continua desenvolvendo suas atividades levando arte e dança para cerca de 400 crianças e jovens viçosenses nos bairros Bom Jesus e Nova Viçosa, considerados em situação de vulnerabilidade social, trazendo saúde física e mental a seus participantes.

No primeiro semestre de 2021, os alunos foram atendidos com aulas presenciais de Ballet Clássico e Danças Urbanas, na sede do Núcleo de Arte e Dança, em função do fechamento das escolas municipais e estaduais, e também de maneira remota por meio do Caderno de Atividades e vídeos disponibilizados nas redes sociais.

As turmas que tiveram aulas presenciais participaram gravando suas coreografias e representaram o projeto Passos para um futuro, apresentando o resultado do seu desenvolvimento, em dois grandes eventos realizados pelo Núcleo de Arte e Dança, que reuniram, virtualmente, centenas de artistas profissionais e amadores de Viçosa e diversas localidades e regiões do Brasil e até do exterior.

A Mostra “SuperAção” foi apresentada em junho e a Mostra Diversidade em Dança - “Um pouquinho da Nossa História” estreou em julho, sendo que ambas podem ser assistidas pelo canal do Youtube do Núcleo.

As coreografias foram criadas e ensaiadas em sala de aula, e também de forma remota, o que trouxe ainda mais desafios para o desenvolvimento de cada turma.

As coreografias Descobertas e Dias de Alegria, da professora Mônica Barbosa, foram apresentadas pelas bailarinas das turmas de Ballet Clássico e as turmas de Danças Urbanas, que, juntas, apresentaram a coreografia Ponto Zero, do professor Gustavo Souza.

As apresentações já foram vistas por mais de 4 mil pessoas e encantaram a todos, a começar pelas famílias que são grandes aliadas e incentivadoras do projeto. O Projeto Passos para um Futuro é uma iniciativa idealizada pelo deputado Roberto Andrade e conta com o incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do CORI MG, Serjus - Anoreg.

O Projeto tem o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação - PMV, numa realização do Núcleo de Arte e Dança e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.