PMV abre licitação para projetos de estações de tratamento de esgoto nos distritos de Viçosa

A licitação está sendo realizada a pedido do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto)

PMV abre licitação para projetos de estações de tratamento de esgoto nos distritos de Viçosa

Os distritos de São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz, além do bairro Novo Silvestre, poderão ter estações de tratamento de esgoto em breve. O município foi contemplado com recursos para a elaboração de projetos e publicou edital de licitação.

O edital prevê contratação de empresa especializada para elaboração de estudo de concepção, estudo ambiental, projeto básico, projeto executivo, além de serviços de apoio técnico para Sistema de Esgotamento Sanitário nessas três localidades. O valor destinado à contratação dos projetos é de R$ 340.932,07. A licitação está prevista para ocorrer no dia 11 de agosto e pode ser conferida no site da Prefeitura (www.vicosa.mg.gov.br).

A licitação está sendo realizada a pedido do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Segundo a autarquia, o certame está ocorrendo via Prefeitura e não via Saae porque o recurso foi recebido pelo Município, em conta financeira da Prefeitura.

Ainda segundo a autarquia, Viçosa foi classificada, em 2018, para receber recursos de dois programas voltados para a área de projetos de esgotamento sanitários, através do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Rio Doce) e por meio de um edital de chamamento público. 

Ao todo, 35 municípios da Bacia do Rio Doce foram classificados, dentre eles Viçosa, com o valor total de R$ 340.932,07 destinado à contratação de projetos para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da área urbana.

O recurso da agência de bacia é voltado aos municípios classificados e, por essa razão, todo o trâmite de contratação ocorre pela Prefeitura Municipal, que conta com o apoio do Saae e da Agedoce. 

Para o diretor de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental do Saae, Lucas Castro, a execução dos projetos é de essencial importância para a melhoria desse serviço no Município. Segundo ele, após a sua conclusão, essas estações de tratamento atenderão cerca de 6.800 viçosenses, contribuindo para a meta de universalização do saneamento básico em toda área urbana.

Vale lembrar que o tratamento de esgoto é praticamente inexistente em Viçosa. A cidade conta com apenas duas estações de pequeno porte, nos bairros Violeira e Romão dos Reis. Não há previsão de conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Viçosa, em construção na Barrinha, que promete tratar até 80% do esgoto gerado na cidade.