Paulo Lamac coordena frente parlamentar de apoio aos pequenos negócios

Deputado Lamac coordenou, na tarde de 12 de novembro, a mesa da solenidade de lançamento da Frente, composta por dirigentes de entidades representativas de pequenas e micro empresas e órgãos envolvidos com o tema

Paulo Lamac coordena frente parlamentar de apoio aos pequenos negócios

Aprimorar as condições para a atuação de micro e pequenas empresas e de empreendedores individuais em toda Minas Gerais; proporcionar pontes sólidas entre os pequenos negócios, as diversas agências de fomento e os poderes Executivo e Legislativo no Estado; incentivar atividades empresariais inovadoras e também tradicionais, incluindo a economia solidária e a agricultura familiar.
Essas são algumas das propostas da Frente Parlamentar de Apoio aos Pequenos Negócios, movimento suprapartidário lançado em 12 de novembro, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por iniciativa do presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia do Legislativo estadual, deputado Paulo Lamac (PT).
Segundo Lamac, a Frente pretende ser um importante canal de debates sobre a legislação que impacta os pequenos negócios em Minas, servindo de plataforma para propostas concretas de avanço nesse setor. “Queremos discutir e propor leis que possam fortalecer e consolidar as micro e pequenas empresas e os empreendedores individuais nas cidades e no campo, além de articular e integrar ainda mais as iniciativas e atividades do Legislativo com as ações das entidades representativas do setor”, disse o parlamentar.

Revolução
Para o diretor técnico do Sebrae Minas e parceiro da iniciativa, Anderson Costa Cabido, a Frente faz parte de um movimento mais amplo e que necessita do envolvimento crescente de toda a sociedade, ao qual chamou de “revolução da produtividade”. “Somente com essa mudança, conseguiremos garantir um crescimento para o país que seja verdadeiramente sustentável”, afirmou.
Cabido lembrou o papel de destaque das micro e pequenas empresas nesse processo. De acordo com ele, apesar do momento vivido pela economia nacional, há um saldo bastante positivo de empregos nas micro e pequenas empresas em comparação às grandes empresas. Por esse e outros motivos, ele defende maior apoio a esses segmentos. “É preciso atuar no ambiente dos pequenos negócios para que ele se torne cada vez mais amigável e promissor”, sugeriu.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Jr., também presente ao lançamento da Frente, elogiou a criação do movimento suprapartidário. Ele disse que a entidade tem tido experiências muito saudáveis com a criação dessas instâncias e citou as frentes parlamentares criadas na ALMG de apoio ao Comércio e aos Serviços; à Agricultura; e à Indústria.
A solenidade de lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Pequenos Negócios, cujo requerimento de criação contou com as assinaturas de 22 parlamentares, teve a presença de integrantes das diretorias do Sebrae, da Fiemg e de diversas entidades representativas do empresariado mineiro ou de órgãos envolvidos com o tema, como a Fapemig, a Fecomércio, a Federaminas, a CDL, o BDMG, a Superintendência Estadual do Banco do Brasil e a Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.