Passos para um Futuro celebra 304 anos de Minas Gerais com dança

Espetáculo gratuito acontece neste domingo, às 18 horas, no Espaço Fernando Sabino na UFV

Passos para um Futuro celebra 304 anos de Minas Gerais com dança

Minas Gerais celebra 304 anos de autonomia administrativa em 2024, e a data será marcada por uma Mostra Artística de Dança promovida pelo Projeto Passos para um Futuro. O evento, coordenado pelo Núcleo de Arte e Dança, acontece neste domingo, dia 1° de dezembro, às 18 horas, no Espaço Fernando Sabino, com entrada gratuita.

A cultura, a fé e as riquezas naturais de Minas Gerais serão celebradas por meio de coreografias que incluem danças urbanas e balé clássico. Mais de 200 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto sociocultural nos bairros Bom Jesus, Nova Viçosa e no centro da cidade subirão ao palco para prestar essa homenagem

A diretora geral do Projeto, Patrícia Lima, salienta que a arte e a dança têm sido ferramentas de transformação da realidade dos participantes e o espetáculo será uma excelente maneira de unir a potência da arte aos encantos e desafios de Minas. 

“Será mais um espetáculo cheio de energia, que, com certeza, revelará novos talentos, e com um tema tão importante que enaltece o valor da nossa cultura, da arte e apresentará toda diversidade desta nossa terra.” 

Sobre a apresentação única, ela confessou estar “ansiosa para ver todo o trabalho desenvolvido durante o ano sob direção de Katia Vitalino, apresentado pelos alunos e com trabalho tão comprometido e dedicado dos professores, que culminará em um lindo e emocionante espetáculo”, disse. 

O trabalho marcará a culminância das atividades do Projeto em 2024 que segue em atividade até o final do ano. A coordenadora do Passos para um Futuro e diretora geral do espetáculo, Kátia Vitalino destaca que a oportunidade de se apresentarem no palco é uma experiência única para os alunos. “Eles sentem a emoção de participar de algo grandioso e podem mostrar o resultado das aulas para as famílias e amigos. É um momento inesquecível", finalizou. 

O projeto Passos para um Futuro acontece por meio da Lei Rouanet com patrocínio da Eletrobras. Numa realização do Núcleo de Arte e Dança, Instituto ASAS e Ministério da Cultura - Governo Federal União e Reconstrução.