Obras da Unidade de Atendimento Especializado em Saúde devem ser retomadas em breve
Nesta semana, a assessoria de comunicação da Universidade Federal de Viçosa divulgou uma nota informando que o Ministério da Saúde repassou R$ 2 milhões à instituição, no dia 6 de julho, para reinício da execução da obra da Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (UAES) de Viçosa. Ainda segundo a assessoria, com esses recursos, a previsão é de que a construção, que começou em fevereiro de 2015, seja retomada, na primeira semana de agosto e termine em março de 2017.
No texto, a pró-reitora de Administração, Leiza Maria Granzinolli, explica que a obra da UAES ficou paralisada devido ao atraso no repasse dos recursos financeiros pelo Ministério da Saúde diante da restrição orçamentária que afeta o país. Agora, será necessário emitir a ordem de reinício da obra e mobilizar novamente a empresa contratada para fazer os ajustes no cronograma da construção. Leiza afirma ainda que a execução da UAES “é de fundamental importância para a UFV, pois proporcionará aos cursos da área de saúde um importante espaço de ensino associado às necessidades da população de Viçosa e região”, avaliou. A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares também falou sobre o assunto e destacou que “envidou esforços junto ao Ministério da Saúde para liberação dos recursos, e que ficou muito grata por ele ter se mostrado sensível e atendido a essa parceria tão importante”.
A Unidade de Atendimento, que funcionará no centro de Viçosa, em área próxima ao Centro Administrativo de Viçosa, terá 1.282,89 metros quadrados de área construída. Serão cinco pavimentos que, dentre outros espaços, irão abrigar 15 consultórios médicos e uma sala de urgência. A UAES terá como meta prestar assistência ambulatorial à comunidade de Viçosa e região, a partir de atendimentos realizados por estudantes, professores, técnicos e preceptores dos cursos da área de saúde da UFV.
A proposta é de que o espaço seja vinculado à rede existente na cidade e atenda pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o chefe do Departamento de Medicina e Enfermagem, Bruno David Henriques, “a conclusão e operacionalização da obra significa um grande ganho para a comunidade e para a Universidade e ampliará o fortalecimento das ações sociais da UFV em benefício da população”, disse.
Na última semana, o jornal Folha da Mata havia veiculado uma matéria sobre a paralisação das obras da UAES.
Comentários (0)
Comentários do Facebook