Mutirão resgata Gigante Azul da Colina

Em breve, o estádio do Primeiro de Maio poderá sediar jogos de times de Viçosa e região

Mutirão resgata Gigante Azul da Colina

No próximo dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, a partir das 15 horas, no Espaço Trigoleve, um evento beneficente marca a arrancada para a reconstrução do Estádio do Primeiro de Maio Futebol Clube, popularmente conhecido por Gigante Azul da Colina. A abertura estará a cargo do Grupo Impacto Dança de Rua e, a seguir, muita música com os grupos Sobrenatural e Nossa Ousadia, além da DJ Camila Faria. O preço do ingresso é R$ 70, com bebida liberada. A promoção tem apoio da Trigoleve (cessão do Espaço) e do Núcleo de Arte e Dança. Contato com Gleysson (31)98989 5312. 

A história recomeça com um grupo de descendentes dos fundadores do Clube, junto a outros abnegados, que se uniram para reformar o Estádio Gigante Azul da Colina, no alto do Bairro Cidade Nova, atrás do Espaço Trigoleve. No local, até foi cogitado pela Prefeitura a construção de um estádio municipal, mas o projeto não seguiu em frente e a área ficou praticamente abandonada. Agora a história começa a mudar.

Para isso, o clube já conta com a diretoria efetivada com Roberto Luciano Santana (Uruba), presidente; Gilsinei Donizete Profeta(sinei); vice presidente; José Cláudio profeta, tesoureiro; Herculano Maurílio de oliveira, segundo tesoureiro; Jhonatan Inácio de Souza, secretário; Gerson José de Oliveira, segundo secretário; e Gleisson Carlos Avelino, diretor esportivo. 

A proposta desta turma é resgatar o gigante azul da colina, que já foi palco de grandes jogos e sede de vários campeonatos, não só para o Primeiro de Maio mas também para a cidade. O que o grupo pretende é preservar a memória do clube e dos que lutaram para oferecer aos jogadores, torcedores e à comunidade viçosense, como um todo, um espaço para a prática do futebol e para momentos de confraternização. O primeiro passo foi renovar a concessão da área pelo Município, o que já foi assinado pelo prefeito Raimundo Nonato Cardoso, com prazo de validade até 2035. 

Nesta primeira arrancada, o grupo conta com o apoio de vários colaboradores, dentre eles, o vereador Rogério Fontes (Tistu); o vice-prefeito, Luiz José de Arruda Alves (Tilu); o chefe do Departamento de Esportes da Prefeitura, Adailson Abranches; o defensor público, Glauco Rodrigues; o ex-vereador Carlitos Alves (Meio Kilo) e os secretários municipais, Dionísio Márcio Irias de Souza (Fazenda); e Geraldo Deusdedit Cardoso/Geraldinho da Violeira (Agricultura). 

PARA LEMBRAR 

O Primeiro de Maio Futebol Clube foi fundado no dia 1º de maio de 1978, com sua primeira diretoria composta por presidente Antônio Marçal Filho (Túzico); vicepresidente, José, Carlos Santana (Maria Preta); primeiro secretário, Flávio Cristóvão; segundo secretário, Antônio Marçal Bispo; primeiro tesoureiro, Geraldo Teresa do Carmo (Jacaré); segundo tesoureiro, Adezílio Marçal; e diretor técnico, Sebastião cândido. 

A intenção desta primeira turma sempre foi conseguir um espaço para a construção de sua sede própria e isso começou a se concretizar em 1995, quando o prefeito Geraldo Reis assinou o documento que cedia, por comodato, um terreno acima do Cemitério Colina da Saudade. A partir dali, com mão-de-obra da própria diretoria e apoio de alguns patrocinadores e associados para a terraplanagem e compra de material de construção, o sonho foi tomando forma e, no dia 1º de maio de 1999, o estádio foi inaugurado.