Municípios da Zona da Mata criam agência para regular serviços de saneamento

Órgão vai assumir a função de fiscalizar autarquias de saneamento básico, trabalho que antes era de responsabilidade do Cisab

Municípios da Zona da Mata criam agência para regular serviços de saneamento

Municípios vinculados ao Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata (Cisab-ZM) votaram pela criação da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento da Zona da Mata e Adjacências (Aris-ZM). A assembleia foi realizada na última terça-feira, na sede do Cisab, em Viçosa, e contou com a participação presencial de por videoconferência de gestores municipais.

A nova agência fiscalizar a prestação de serviços das autarquias de saneamento básico participantes, como é o caso do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Viçosa. O diretor presidente do Saae, Marcos Nunes, e o prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD), estiveram presentes. Marcos disse que a criação da Aris-ZM “refletirá de forma positiva em Viçosa e na região, proporcionando ainda mais garantias sobre a qualidade da água para a população, permitindo melhorar cada vez mais o serviço prestado”.

A Aris-ZM terá como principal objetivo atuar na fiscalização e regulação dos serviços públicos de saneamento, de acordo com normas e indicadores para garantir a qualidade na atuação do setor e contribuir para o equilíbrio nas relações entre usuários, prestadores de serviços e poder público. A função reguladora, que antes era executada pelo Cisab, passará para a responsabilidade da agência, conforme determina a Agência Nacional de Águas (ANA).

Durante a assembleia, o prefeito da cidade de São Francisco do Glória, Walace Pedrosa, foi eleito presidente da agência reguladora. Na reunião, os prefeitos dos 33 municípios consorciados também discutiram o planejamento estratégico para dar início aos trabalhos da agência que terá um papel importante enquanto órgão regulador na região.