Municípios da região estão aptos a receber estrutura para digitalizar sinais de TV

Previsão é de que todos os sinais de transmissão analógica serão desligados até o final de 2023

Municípios da região estão aptos a receber estrutura para digitalizar sinais de TV

O sinal digital de televisão está mais próximo de virar realidade para 11 municípios da região da Zona da Mata. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Comunicações divulgaram a lista de municípios mineiros que podem aderir ao programa “Digitaliza Brasil”, que pretende expandir o sinal digital de tv aberta para todo o país.

Ervália, Teixeiras, Coimbra, São Geraldo, Paula Cândido, Porto Firme, Pedra do Anta, Araponga, São Miguel do Anta, Canaã e Cajuri foram contemplados e tem até esta sexta-feira, dia 11 de novembro, para confirmar a adesão ao programa. As localidades citadas podem receber, sem custo, a implantação de infraestrutura completa – torre, antena e transmissores – para garantir à população o acesso ao sinal digital das emissoras de televisão.

Como contrapartida, caberá aos municípios fornecer o local para a instalação e, após concluída esta etapa, garantir a manutenção, operação e segurança da estrutura, sem cobrar ou repassar custos para a população. Conforme o edital federal, está a cargo do gestor do executivo ou representante legal enviar a documentação exigida, por meio de formulário eletrônico disponível no site do programa Digitaliza Brasil.

O Ministério das Comunicações fará a análise de cada pedido para qualificar ou não as prefeituras e confirmar o envio da estrutura para digitalização. Viçosa ficou de fora da lista porque no município já há a oferta de tv aberta digital, mesmo que nem todas as emissoras sintonizadas pelos viçosenses ofertem o serviço. O programa federal concentra as ações somente em municípios em que só operam em sinal analógico, sem nenhuma tecnologia de recepção do sinal digital.

SINAL DIGITAL

A meta do Ministério das Comunicações é de que até o fim de 2023, todos os municípios que ainda tenham transmissão com sinal analógico sejam digitalizados. O que atrasa o plano é o número de municípios que não possuem perspectivas de digitalização das estruturas para receber o novo sinal. O programa federal foi criado para dar mais agilidade ao processo e evitar novas mudanças de datas. Minas Gerais é o estado do país com o maior número de municípios contemplados, com 470 do total de 1.638.

O sinal digital é um avanço no serviço de telecomunicações. Ao contrário do analógico, possui mais qualidade de áudio e vídeo, diversidade de programação e permite a recepção em dispositivos móveis, como smartphones.