Morte por febre amarela

Vítima é de Canaã e não estava imunizada. Nesta e nas duas próximas semanas a PMV fará plantão especial para vacinação contra a gripe

Morte por febre amarela

No último dia 16, foi registrada a morte de uma adolescente de 17 anos, vítima da febre amarela, em Canaã, na comarca de Viçosa. A vítima morava na comunidade rural do Suspiro e morreu durante sua internação no Hospital São João Batista, em Viçosa.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Canaã e, de acordo com a secretária Danúbia Izaura de Lima, esse foi o primeiro caso de morte por febre amarela no município. A garota não tinha sido vacinada contra a doença.
A Secretaria de Saúde de Canaã informou que a vacinação contra a febre amarela na cidade vem ocorrendo normalmente e que quase 100% da população está imunizada.

Vacinação contra a gripe
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe se iniciou no dia 17 de abril e acontecerá até o próximo dia 26. Em Viçosa, a meta é vacinar 90% do público prioritário, composto por cerca de 10 mil pessoas, entre idosos (acima de 60 anos), gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, povos indígenas, presos, além dos diabéticos, hipertensos e pessoas com asma e bronquite.
Segundo a coordenadora do Setor de Imunização e Campanhas da Prefeitura de Viçosa, Luciane Azevedo, a vacinação vem acontecendo na Sala de Vacinas da Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Bairro Nova Viçosa e dos Distritos de São José do Triunfo (antigo Fundão) e Cachoeira de Santa Cruz, que possuem estrutura para esse fim.
No Fundão o oferecimento da vacina está sendo todos os dias, das 8 às 16 horas. Em Cachoeirinha e em Nova Viçosa, somente às terças e quintas-feiras, no mesmo horário.
Luciane acrescentou que para esse sábado, 13, escolhido como dia da mobilização nacional da Campanha, todas as 16 UBSs do Município e a Policlínica oferecerão a vacina ao público prioritário. Ela chama a atenção das mães para que levem as crianças de 0 a quatro anos, 11 meses e 29 dias de vida para serem imunizadas, uma vez que somente 15% dessa faixa etária receberam a vacina até agora. 45% dos idosos já foram vacinados e 84% dos profissionais da saúde também já receberam a dose da vacina contra a gripe.
Nesse sábado, 13, a Secretaria de Saúde disponibilizará um posto de vacinação especial, que será montado na área de estacionamento da Estação Cultural Hervê Cordovil.

Proteção
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Â